A Voltatec, empresa especialista em sistemas fotovoltaicos da Serra Gaúcha, implanta um parque de energia solar de grandes proporções na área da saúde. Trata-se da instalação de 2,5 mil placas no Hospital do Círculo, em Caxias do Sul. A estrutura produzirá, em média, 112 mil quilowatts-hora por mês de energia. Isso significa uma economia média de cerca de R$ 45 mil mensais para a instituição.
O sócio da Voltatec, o engenheiro eletricista Guilherme Saraiva, explica que a capacidade de energia instalada no Hospital do Círculo é suficiente para abastecer, em um mês, mais de 330 residências ou mais de 20 postos de combustíveis ou, ainda, quase 40 mercados.
_ É claro que a economia financeira é um dos principais objetivos, mas também é importante demonstrarmos, com um projeto desta magnitude, que grandes instituições estão aderindo a modelos mais sustentáveis de matriz energética _ reforça Saraiva.
O presidente da diretoria do Círculo Saúde, Ivan Furlan, destaca que o investimento no parque de energia vai ao encontro dos valores da Instituição.
_ O Círculo tem uma preocupação muito grande quanto ao seu caráter de responsabilidade social e ambiental. Sob esse aspecto, investir em matrizes energéticas sustentáveis é reforçar seu compromisso com a sociedade _ frisa.
A conclusão da instalação dos painéis, que foram trazidos para o Brasil pela empresa caxiense Serrana Sistemas e Energia, está prevista para o final de abril. Caxias do Sul lidera o ranking das 10 cidades gaúchas em potência instalada de energia fotovoltaica, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).