Menor quantidade com melhor qualidade. Este foi o principal reflexo da pandemia nas vendas de fim de ano, de acordo com a Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS). Segundo o presidente da entidade, Antônio Cesa Longo, as comemorações com grupos menores acabaram especializando o consumo, o que reverteu em um aumento médio de 5% nas vendas em geral do setor na comparação com o ano anterior. Entre os produtos "queridinhos", figuraram os vinhos brancos e rosés, que tiveram o maior aumento percentual.
O incremento chegou a 40% na comercialização desse vinhos específicos durante o período de fim de ano. Os espumantes, tradicionais nesta época, tiveram incremento de 10%, mesmo com a pandemia.
_ Com comemorações em casa, sem grandes festas, muitas famílias se deram ao luxo de comprar produtos de maior valor. E vinhos, por exemplo, mantêm as pessoas por mais tempo ao redor de uma mesa, em uma conversa _ exemplifica Longo.
Outro carro-chefe das vendas de fim de ano foi o panetone, com aumento de 20% na comercialização.
Movimento com pandemia
Passou a valer nesta semana na Capital um decreto municipal retirando o limite de ocupação de clientes em supermercados e outros estabelecimentos comerciais. A flexibilização ocorre em um momento crítico da pandemia. A orientação da AGAS para todo o setor no Estado é, no entanto, que os estabelecimentos continuem atentos à sua capacidade de atendimento para evitar aglomerações.