Umas das receitas para ter fechado 2020 com incremento expressivo de vendas no ramo do vestuário foi ampliar a rede de parceiros. Foi o que fez a Ballardin Malhas, com matriz em Caxias do Sul e loja em Farroupilha exclusivas para venda consignada. A malharia ampliou em 75% o número de vendedores, chegando a 1,4 mil cadastros ativos, em 400 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
A empresa fechou 2020 com crescimento de 65% nas vendas. A Ballardin se diferencia no setor pelo modelo de venda consignada para pessoas físicas, sem necessidade de qualquer adiantamento das compras. Em um ano de incertezas com relação às restrições para abertura do comércio, a fórmula que já era adotada pela instituição rendeu ainda mais resultados.
Mas a malharia também sofreu com os impactos da pandemia nos primeiros meses do ano. Em março e abril, a empresa familiar, que conta com 40 colaboradores, chegou a perder 80% da receita em relação ao mesmo período de 2019. Passado o susto inicial, a crise gerou oportunidades.
_ Acreditamos que esse resultado significativo se deve, principalmente, pelo fato de sermos uma espécie de fonte de renda extra para pessoa física. Muitas delas estavam preocupadas e precisando de recurso financeiro neste ano tão turbulento e viram na Ballardin a chance de incrementar a renda da família _ explica a diretora Financeira, Michele Daniel.
A empresa também apostou no e-commerce para venda direta ao público final. Desde agosto, com a implantação da ferramenta, a receita da empresa ganhou fôlego extra, representando cerca de 10% das vendas da marca via plataforma.
A Ballardin Malhas tem como principais mercados cidades de clima predominante frio, como Caxias do Sul, Gramado e Canela (RS) e São Joaquim, Lages e Joinville (SC). A empresa trabalha exclusivamente com modelagem adulto, feminino e masculino. Em 2020, a peça mais comercializada foi um ponche.