O Sebrae RS e o Instituto Caldeira, por meio de uma parceria para fomentar a inovação e o empreendedorismo e disseminar cases de sucesso, construíram juntos uma lista de startups gaúchas divididas por áreas de atuação que mais impactam na economia do Estado. De 35 cases de sucesso em sete áreas, cinco projetos são da Serra, mais precisamente de Caxias do Sul.
Seguindo sua vocação industrial, a inovação aparece mais nesta área, com duas startups de Caxias sendo destacadas. Além disso, há negócios da região atuando com varejo, na área de educação e de finanças. Nos ramos do agronegócio, saúde e alimentos não foram apresentadas empresas da Serra.
O Instituto Caldeira, que desenvolveu a lista com o Sebrae, fica no 4º Distrito de Porto Alegre e conecta 39 empresas com objetivo de promover a cultura de inovação. O Sebrae RS está estruturando uma área física dentro do instituto.
Confira a seguir a lista das startups da Serra que foram selecionadas:
Varejo:
- O Cake ERP é um produto desenvolvido pela NL, uma empresa caxiense que há mais de 39 anos atua na área de softwares de suporte à gestão, com sistema de gestão online indicado para o varejo e franquias. https://cakeerp.com/
Indústria:
- Seculor trabalha com soluções para indústria 4.0 com tecnologias cloud e IOT. http://www.seculor.com.br/
- Mantoflex atua com tecnologia em extrusão reativa de TPU – materiais poliméricos. https://www.mantoflex.ind.br/
Finanças:
- A Meempresta promove empréstimos e investimentos entre pessoas. https://meempresta.net/
Educação:
- A Minha Escola se posiciona como solução completa para educação, atuando com gestão de faltas, eventos, rotinas, pagamentos pela aplicativo, emissão de notas fiscais, criação e envios de comunicados, entre outras atualizações. https://www.appminhaescola.com/