O Grupo BIG confirmou que a unidade de Caxias do Sul entrará em reforma para reabrir em um novo formato, como Sam's Club. A rede não informa, no entanto, por quanto tempo o hipermercado ficará fechado. Apenas disse que reabrirá "em breve". O grupo reforça que a mudança faz parte da estratégia da empresa e acrescentou que tem o compromisso de crescer, continuar investindo e gerando empregos na região. A multinacional, no entanto, não dá detalhes sobre os trabalhadores da unidade que estão sendo demitidos.
De acordo com um dos profissionais que foi comunicado sobre o encerramento dos contratos, a direção do BIG informou que a unidade deve fechar em 40 dias. Ele seguia trabalhando nesta quarta-feira (20) e não há informação sobre qual será o último dia de trabalho. Aos trabalhadores, a previsão informada sobre a duração das obras foi de quatro a seis meses. Também foi comunicado que alguns dos funcionários poderiam seguir atuando no novo modelo de operação. Atualmente, são mais de 100 contratados no BIG.
Os inquilinos da praça de alimentação também foram informados do fechamento das operações BIG nesta semana e reuniões devem definir o novo modelo que a rede pretende adotar também para este setor. A direção do Sindicomerciários de Caxias do Sul pretende tratar sobre a situação ao longo dos próximos dias.
O perfil da nova operação
Com mais de 30 lojas no Brasil, o Sam's é um clube de compras do Grupo BIG. No Estado, tem uma unidade na Avenida Sertório, na zona Norte de Porto Alegre. Caxias do Sul deve receber a segunda loja gaúcha com o novo formato. O Sam's trabalha com o conceito de economia de escala e curadoria ativa. Oferece itens, entre produtos exclusivos e importados, nos segmentos de alimentos, bebidas, higiene e cuidados pessoais, limpeza, bomboniere, decoração e tecnologia.
No portfólio de serviços, o clube de compras oferece açougue com cortes especiais de carnes e adega com vinhos nacionais e importados, além de uma linha especial de destilados. O clube conta com mais de dois milhões de sócios no Brasil.
O BIG em Caxias
A unidade do BIG de Caxias inaugurou no final da década de 1990. Chamou a atenção a rapidez da obra, pois ao lado também estava sendo construído, na época, uma mega unidade da extinta rede Super Cesa. As obras da marca caxiense começaram antes, mas a inauguração ocorreu depois da rede internacional. As duas operações lado a lado foi um dos motivos para a venda do Super Cesa ao Zaffari. Atualmente, os perfis dos supermercados são diferentes, tanto em atendimento quanto em preço. Resta saber como será com a entrada do novo modelo do grupo BIG.
A rede no país
Presente no país desde 1995, o Grupo BIG, ex-Walmart Brasil, opera hoje com 389 unidades e mais de 50 mil funcionários em 18 Estados brasileiros, além do Distrito Federal. São sete bandeiras entre hipermercados (BIG e BIG Bompreço), supermercados (Super Bompreço e Nacional), atacado (Maxxi Atacado), clube de compras (Sam’s Club) e lojas de vizinhança (TodoDia), além de postos de combustíveis. Em julho de 2018, a Advent International anunciou a aquisição de 80% da operação Walmart Brasil. O Walmart Inc. mantém uma participação de 20% na empresa.