O ano foi difícil para todos os setores da economia, mas um deles talvez tenha sofrido mais e ainda levará um tempo para se recuperar: o do turismo. No início da pandemia, em março de 2020, o Caxias Convention & Bureau tinha 52 eventos em tratativas e captação. Infelizmente, a maioria foi adiada ou cancelada.
Apesar das dificuldades, a gestão que se encerra na quinta-feira tem motivos para comemorar. Presidente do Convention até este dia 31, Valmir dos Santos cita a participação da entidade no Comitê Plural de Organização da Surdolimpíada, competição prevista para dezembro de 2021 e que terá Caxias do Sul como principal sede. É a primeira vez que o evento ocorre na América Latina.
Santos também destaca o envolvimento do Convention na realização do estudo técnico do projeto de construção do futuro Centro de Eventos de Caxias do Sul.
— Desenvolvemos uma forte política de relacionamento com autoridades públicas das diferentes esferas, com entidades, instituições, agentes e prestadores de serviços da iniciativa privada, procurando mostrar o verdadeiro sentido da existência de um Convention Bureau, no mundo todo, com seu principal objetivo de captar eventos para sua cidade-sede, trazendo turistas, gerando mais empregos, renda e benefícios para a cadeia produtiva do turismo e à comunidade como um todo, contribuindo para o incremento e desenvolvimento do turismo e da economia — acrescenta.
Além disso, faz parte do balanço de fim de mandato a implantação do programa de vouchers – cartões de descontos em serviços e produtos de estabelecimentos do trade turístico local distribuídos aos turistas que visitam Caxias —, a defesa de que a Festa da Uva seja realizada anualmente e o início de conversas com prefeitura e Câmara de Vereadores para a criação do Fundo Municipal de Desenvolvimento do Turismo, com oficialização da cobrança de room tax — taxa de hospedagem destinada ao turismo — nos hotéis e definição de outras fontes de arrecadação de recursos para fortalecer a atividade turística.
Desenvolvemos uma forte política de relacionamento com autoridades públicas das diferentes esferas, com entidades, instituições, agentes e prestadores de serviços da iniciativa privada, procurando mostrar o verdadeiro sentido da existência de um Convention Bureau.
Valmir dos Santos
Presidente do Caxias Convention & Bureau
Nova diretoria
A partir de 1º de janeiro, o Caxias Convention & Bureau será presidido por Ângelo Márcio Tonet. Ele terá como vice-presidente Euclides Sirena. Integram ainda a diretoria para a gestão 2021-2022 Vânia Misura (1ª secretária), Jacson Antonio Papi (2º secretário), Márcia Ferronato (1ª tesoureira) e Eduardo Zeuner Pereira Filho (2º tesoureiro). A nova gestão foi eleita no início do mês.