A jornalista Juliana Bevilaqua colabora com a colunista Babiana Mugnol, titular deste espaço
Instituição formadora de profissionais, a Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul agora é também certificadora de produtos, empresas e serviços do setor. Com o lançamento do Programa de Certificação, no início da semana, a Eslag-UCS passa a atestar a qualidade de restaurantes e bares, hotéis e pousadas, padarias, confeitarias e chocolaterias, empresas de eventos gastronômicos, empresas do ramo de bebidas, estabelecimentos que atendem por encomenda ou delivery, mercearias, empórios e mercados, indústrias de alimentos e de equipamentos para alimentos, entre outros.
A primeira negociação para concessão do selo é com a Casa Marques Pereira, de Monte Belo do Sul. A vinícola fará, junto à loja de vinhos, um restaurante. O contrato deve ser assinado nos próximos dias e o trabalho começa em janeiro.
— Esse cliente quer fazer do zero. Ele terá cinco professores para auxiliar desde a elaboração do cardápio até contratação de profissionais — explica Bruna Dachery, coordenadora do programa, dando o exemplo de um dos benefícios que o serviço oferecido pela escola traz.
Pelo menos quatro empresas interessadas em aderir ao programa já procuraram a Eslag. O selo é conferido a quem respeita as normas legais de funcionamento e demonstra qualidade em seus produtos e serviços.
— Muitos estabelecimentos fecham por problemas de gestão. Há números de fechamento em menos de dois anos de atuação. O selo vem para mudar essas estatísticas — acrescenta Bruna.
O que abrange
O Programa de Certificação abrange uma série de serviços, como desenvolvimento e aprimoramento de receitas e bebidas; licença para estabelecimentos produzirem alimentos ou bebidas desenvolvidos pela Escola de Gastronomia; licença para estabelecimentos implementarem técnicas e processos, desenvolvidos pela Escola de Gastronomia; desenvolvimento do plano de negócio; planejamento de cozinha profissional; manual de boas práticas e procedimentos operacionais padrão; design e ambientação.
O custo do selo depende da modalidade. Quem aderir ao programa terá desconto de 15% nos cursos da Escola de Gastronomia.
— Com o selo, o cliente vai perceber um diferencial, um produto de qualidade — destaca Bruna.