O Sebrae Serra está coordenando um projeto inédito que visa a conexão entre o produtor de gado bovino, frigoríficos, casas de carne e restaurantes com focos em produtos premium. Serão selecionadas 40 empresas da região para participar da qualificação que vai começar no dia 22 de abril. Gustavo Rech, gestor do projeto, destaca que o objetivo é qualificar toda a cadeia que envolve a carne gourmet.
_ Conversamos com todos os elos e montamos esse projeto que não existe no Brasil inteiro. O consumidor quer que o produto saia da fazenda e chegue premium no seu prato. A iniciativa pioneira do Sebrae RS será rodada aqui na Serra _ explica Rech.
Serão investidos R$ 700 mil no projeto, recursos provenientes do projeto Juntos para Competir. Dos 40 participantes, 15 produtores, 12 restaurantes e cinco casas de carnes já foram selecionados. Ainda restam oito vagas. Os estabelecimentos receberão toda a qualificação sem necessidade de contrapartida financeira.
Consultoria para quem fabrica bebidas e alimentos
O projeto da carne gourmet integra uma série de ações do Sebrae voltadas para empresas de ramos específicos que desejam crescer. Aqui na Serra, já foram qualificadas fabricantes dos segmentos de cervejarias e bebidas premium. E a evolução desses projetos regionais culmina agora com a unificação em um grande projeto para fábricas de alimentos e bebidas. Serão disponibilizadas 90 vagas em todo o Rio Grande do Sul.
A seleção vai até 15 de abril. Uma das selecionadas já é da Serra. É a fábrica de congelados veganos Tensei, de Farroupilha, que fornece comida saudável. Também trabalha com embalagens sustentáveis com papel celofane, que é degradável no ambiente em até um ano. Neste novo planejamento do Sebrae, todos os projetos com foco em comidas e bebidas estão voltados em acesso ao mercado.
Além deste projeto estadual, o Sebrae da Serra segue com o trabalho voltado especificamente para o polo gastronômico da região. O foco é a qualificação de bares e restaurantes que trabalham a experiência de consumo. Ao todo, serão selecionados 36 estabelecimentos. Ainda restam 16 vagas e o período de inscrições se encerra no final da próxima semana. O Sebrae está investindo R$ 450 mil neste projeto. Desse total, 70% é para subsidiar o investimento das empresas.
Leia mais
Iguatemi Caxias muda o preço para o estacionamento
Aberta a temporada de novas lojas de chocolate na Serra