Na mesma semana, duas boas notícias sopram do mundo empresarial caxiense. Após a Marcopolo divulgar seu desempenho no azul, agora será a vez da Randon animar o mercado ao exibir a analistas de investimento, em evento nesta quinta-feira, em São Paulo, seus resultados.
No segundo trimestre (abril a junho), a receita bruta total da Randon somou R$ 1,034 bilhão, 5,1% superior à performance do mesmo período de 2016 (R$ 984,2 milhões).Apesar da reação, no acumulado do primeiro semestre, a receita bruta de R$ 1,875 bilhão é ainda 6,4% menor do que nos primeiros seis meses do ano passado. Já a receita líquida consolidada atingiu R$ 730,1 milhões no segundo trimestre, 4,8% acima do mesmo ínterim.
Ao se colocar o zoom no primeiro semestre neste indicador, o percentual fica 8,5% menor, com R$ 1,309 bilhão de janeiro a junho deste ano, contra R$ 1,431 bilhão nos primeiros seis meses do ano passado.
A reação do mercado com mais força a partir de abril, segundo a Randon, é explicada pelo aumento da produção de caminhões, especialmente suportada pela exportação crescente, o que beneficiou o segmento de autopeças. Também ajudaram a impulsionar o resultado as estratégias deflagradas em 2016, com o lançamento de novos produtos, como a basculante, e o reforço na estrutura de vendas.
– É preciso deixar a crise para trás reinventando-se na condução dos negócios – declara o diretor-presidente das Empresas Randon, David Randon.
Para o executivo, o longo período de crise deixou lições, exigindo que a empresa contornasse a baixa atividade fazendo o dever de casa. Entre as iniciativas implementadas estiveram uma gestão rigorosa de custos e a atualização na linha de produtos, o que garantiu melhor desempenho nas vendas.
No primeiro semestre de 2017, o lucro líquido consolidado do grupo somou R$ 20,6 milhões, contra prejuízo de R$ 2,7 milhões no mesmo período de 2016.