Como revitalizar o Centro e movimentar o coração de Caxias? Uma das alternativas é potencializar os espaços de convivência, as atrações culturais e as opções gastronômicas. Um passo importante que conjuga essas ações será dado nesta quinta-feira, quando a Casa da Cultura volta a abrigar um café.
O espaço, já utilizado pelo McCafé e ocioso há alguns anos, com ampla vitrine para a Praça Dante Alighieri, passa a hospedar a Do Arco da Velha Café – Casa da Cultura, suprindo uma demanda antiga na região central. Para usar o local público, os empresários e sócios Guilherme Martinato e Germano Weirich, proprietários da Do Arco da Velha Livraria & Café, com quase 12 anos de aromas e sabores no mercado, venceram licitação.
Diferentemente da matriz, a filial – na Rua Dr. Montaury, 1.333 – não trabalhará com livros. Em contrapartida, reforçará a cozinha para funcionar com um cardápio para todas as refeições ao estilo bistrô. Para o almoço e jantar, oferecerá pratos quentes e saladas leves.
Além do menu já conhecido da livraria-café (point cultural), a intenção é disponibilizar ainda combos para o café da manhã, com embalagens para viagem.
– Era uma carência que tínhamos. O local existia, só precisava ser adaptado. Queremos atingir aquele público que busca dar uma pausa para um cafezinho, para uma refeição rápida e que gosta de ser atendido na mesa – explica Martinato.
O espaço foi idealizado pela arquiteta Daiana Balestro. Com o investimento, foram criados nove empregos, o que quase duplica o número de postos de trabalho gerados pela agora rede Do Arco da Velha.
Entre as exigências do contrato firmado com a prefeitura para a instalação da Do Arco da Velha Café – Casa da Cultura está o horário de expediente esticado para acompanhar o calendário cultural. Com isso, a casa abrirá com horário de atendimento das 8h às 22h, incluindo sábados, domingos e feriados, o que permitirá acompanhar a movimentação da Casa da Cultura nas atividades da Biblioteca Pública, da Galeria Municipal de Arte e do Teatro Municipal.
Esse é o horário padrão, mas poderá ser expandido em dias de espetáculos, já que a proposta é manter o local aberto até o término das apresentações do teatro, suprindo uma carência de anos na região.