Anunciada pelo governador Eduardo Leite em 18 de junho, a liberação de recursos para bancar as melhorias no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, foi finalmente oficializada. O Diário Oficial do Estado traz na edição desta terça-feira (13), a partir da página 106, um contrato assinado pelo presidente do Daer, Luciano Faustino da Silva, onde libera R$ 14 milhões dos cofres do RS para as adequações no espaço.
De acordo com a publicação, estão previstas obras de requalificação da pista de pousos e decolagens, ampliação do terminal de embarque e desembarque e aquisição de equipamentos para melhoria das operações. O documento também informa que o total das obras está orçado em R$ 16,4 milhões, com o restante da verba sendo uma contrapartida que será feita pela prefeitura de Caxias do Sul.
A necessidade de melhorias no Hugo Cantergiani, embora fosse percebida há bastante tempo, tornou-se mais urgente a partir do fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em maio. O terminal caxiense passou a ser uma das principais rotas de transporte aéreo do Estado, inclusive com aumento no número de voos. Mas isso também tornou mais evidentes as limitações para as operações, e os planos para reformas foram acelerados. Empresários doaram o projeto e se iniciou uma mobilização por recursos, que resultou no anúncio do governador e na liberação da verba nesta terça.
Agora, segundo o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, o momento é de agilizar as ações. Alfonso Willenbring Júnior revela que a licitação para a contratação da empresa responsável pela reforma da pista já deve ser lançada na semana que vem, em caráter emergencial, e com investimento previsto de R$ 7,5 milhões. Ele revela que o texto já está pronto, e prevê exigências para que a obra transcorra com maior eficiência.
— Estamos exigindo no corpo da licitação que seja uma empresa que tenha experiência em atuação de pista de aeroportos. A obra fica um pouco mais cara devido a algumas exigências específicas, pois o trabalho vai ser realizado somente à noite, e é necessário equipamento reserva, para prevenir quebras e permitir que o aeroporto já esteja operando no amanhecer — ressalta Willenbring.
O secretário também revela que outras ações, como a licitação para reforma do telhado do terminal, já estão em fase de conclusão, e o trabalho nesse ponto deve começar nos próximos dias.
Também está encaminhada a instalação do equipamento conhecido como Papi (sigla em inglês para Precision Approach Path Indicator, ou Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão). Ele foi comprado pela prefeitura de Caxias de uma empresa do Paraná por cerca de R$ 1,4 milhão, e a instalação deve ser completada nas próximas semanas. Apesar de não resolver o problema de aproximação em dias de forte neblina, há o entendimento técnico de que ele vai contribuir para uma qualificação nas condições de pouso e decolagem.
Quanto à área de embarque e desembarque, o projeto básico foi doado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de Caxias do Sul (Sinduscon). A obra contará com uma estrutura modular metálica, cuja construção deve durar 45 dias. A ampliação vai se estender para uma área à frente do atual terminal, ocupando parte do estacionamento das aeronaves, com uma ampliação de que deve ser de quase mil metros quadrados. Além disso, uma nova esteira para bagagens e um novo equipamento de raio X e detector de metais também estão previstos.