A prefeitura de Caxias do Sul confirmou, na manhã desta sexta-feira, a saída da jornalista e escritora Adriana Antunes do cargo de secretária da Cultura. Adriana, que comandava a pasta desde o início do governo de Daniel Guerra, entregou carta pedindo exoneração, e será substituída por Joelmir da Silva Neto, já empossado como secretário interino.
No documento em que pede exoneração, Adriana cita o poeta Manoel de Barros, segundo quem a maior riqueza de um homem é sua incompletude, e recorda a trajetória percorrida nos mais de 300 dias como secretária, com destaque para "a possibilidade única de ter realizado entre todas as ações a que mais fez brilhar meus olhos, a Feira do Livro". A ocupação da Maesa é igualmente arrolada entre as realizações.
"Deixo o cargo de secretária com o coração leve, a alma plena e a consciência em paz", escreve, ao final da carta.
O texto não faz referência ao motivo da saída, mas, segundo comunicado da prefeitura, Adriana estaria deixando a secretaria para assumir "novos desafios profissionais".
Interinamente, a pasta fica a cargo do diretor da secretaria, Joelmir da Silva Neto, servidor público há 13 anos e há cinco na SMC, tendo passado pelas áreas de arte e cultura popular, financeira e pelos pontos de cultura. Em janeiro deste ano, Joelmir assumiu o cargo de diretor de projetos e, em agosto, a direção administrativa da pasta.
Adriana é o sexto nome do primeiro escalão a deixar o governo Guerra.