Passo Fundo, na Região Norte, sediou nesta sexta-feira (9) o Fórum de Competitividade e Reconstrução do Rio Grande do Sul. O evento aconteceu no Instituto Aliança Empresarial e reuniu em torno de cem pessoas.
A proposta do encontro foi fomentar o debate entre especialistas e autoridades sobre as estratégias para a reconstrução do RS após as enchentes de maio, especialmente em relação às políticas públicas e à economia local.
No norte do RS, os impactos da chuva refletem principalmente no setor econômico e de desenvolvimento. Um exemplo disso foi o adiamento da publicação do edital que prevê a implementação de pedágio free flow na RS-324, entre Passo Fundo e Nova Prata.
A previsão era de lançamento no primeiro semestre deste ano. No entanto, conforme o vice-governador gaúcho Gabriel Souza (MDB), a perspectiva é de que a publicação ocorra até o fim de 2024.
— Temos agora uma expectativa de retomar vários projetos, entre os quais o Bloco 2, onde está a RS-324, para que a gente consiga colocar na rua os editais o quanto antes. Acredito que temos condições de, ainda nesse segundo semestre do ano, passar para a fase da publicação do edital — disse.
Anterior ao lançamento, a ideia é propor uma discussão entre comunidade e prefeitos regionais, pontuou Souza, a fim de ouvir a opinião dos usuários da rodovia. Apesar disso, a instalação do novo formato é dada como certa pelo governo estadual.
Leilão dos aeroportos
O vice-governador também comentou sobre a suspensão do leilão dos aeroportos Lauro Kortz, de Passo Fundo, e Sepé Tiaraju, de Santo Ângelo. De acordo com ele, o edital será remodelado e lançado novamente, mas ainda sem prazo.
— Vamos entender qual foi o motivo pelo qual a iniciativa privada não teve interesse no leilão, mesmo que isso signifique, eventualmente, até aporte maior do setor público — afirmou.
A suspensão aconteceu no fim do mês de julho, depois que nenhuma empresa demonstrou interesse em administrar os terminais.
Participaram do evento o secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo, prefeitos da região, empresários e empreendedores. O Fórum de Competitividade e Reconstrução do Rio Grande do Sul foi organizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e pela Atitus Educação.