Uma semana após um idoso ser atropelado ao atravessar uma faixa de segurança na Avenida Saturnino de Brito, a prefeitura de Cruz Alta, no noroeste do RS, realizou a instalação de uma lombada no local. A obra que busca melhorar a segurança no trânsito começou a ser feita na segunda-feira (18).
O idoso de 68 anos foi atropelado por uma moto e teve fratura exposta em uma das pernas (assista abaixo). O motociclista, 20 anos, teve um ferimento no pulso e escoriações pelo corpo e foi encaminhado para o hospital com lesões leves.
O investimento era um pedido antigo dos moradores, que cobravam a instalação de uma lombada eletrônica na avenida que corta o centro da cidade. O local preocupa pela insegurança, já que alguns motoristas não respeitam o limite de velocidade da via, que é de 40km/h.
Além disso, a prefeitura de Cruz Alta anunciou que outros 29 pontos, em diferentes bairros, também vão receber investimentos na segurança viária. Segundo o munícipio, as demais instalações devem acontecer no mês de abril.
Outros casos
Em janeiro, uma jovem de 19 anos também foi atropelada no centro de Cruz Alta enquanto atravessa uma faixa de segurança. Foi na Avenida Venâncio Aires por volta das 16h.
Outro caso que chamou a atenção na cidade foi em outubro, quando duas crianças ficaram feridas após atropelamento na Avenida Xavantes. Um homem de 30 anos conduzia um veículo Gol quando perdeu o controle, invadiu a calçada e capotou o veículo. As crianças, que são irmãs, iam para a escola no momento da colisão.
Questionada, a prefeitura de Cruz Alta informou que a Secretaria de Obras, Planejamento e Mobilidade Urbana implementa controles de velocidade na cidade. Ainda segundo a pasta, o Departamento de Trânsito tem realizado campanhas de prevenção à acidentes e reforçado a fiscalização nas vias.