Desde o início de 2023 pelo menos quatro pessoas perderam a vida na RS-153, no trecho entre Passo Fundo e Barros Cassal, segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM). No mesmo período do ano passado nenhuma morte foi registrada no trecho.
A última morte aconteceu na quarta-feira (3), quando um homem, de 51 anos, perdeu o controle do veículo e bateu de frente com outros dois carros que trafegavam no sentido contrário. O acidente aconteceu no km 142, no limite entre Passo Fundo e Ernestina.
No local estão sendo construídas terceiras faixas para melhorar a segurança dos motoristas e desafogar o trânsito na rodovia que liga o norte do estado à região metropolitana. Conforme o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), estão sendo implementados 12 trechos entre Passo Fundo e Tio Hugo — são 14 km de novas pistas que começaram a ser construídas em julho de 2022.
Mas, enquanto não é concluída, a obra também aumenta o risco de acidentes. É que, segundo os motoristas, o trecho não está sinalizado, o que dificulta a visibilidade, principalmente à noite e em dias de chuva, como explica o caminhoneiro César Hein:
— Boa parte dessas obras estão mal sinalizadas. Alguns trechos nem sinalizados estão. Além disso, há locais em que a obra está bem adiantada, mas nada indica se pode ou não usar a terceira faixa. Na dúvida, permanecemos do lado esquerdo e não damos passagem, mas quem vem atrás faz a ultrapassagem mesmo a pista não estando apta — pontua.
No trecho entre Passo Fundo e Ernestina, há uma obra em andamento no sentido Passo Fundo. Os trabalhos estão avançados, mas a pista ainda não está concluída, o que não impede que os motoristas utilizem a faixa, como constatado pela equipe de GZH Passo Fundo. Nenhuma placa sinalizando obras foi vista no local.
Marcos Roberto também é caminhoneiro e passa seguido pela rodovia. Ele concorda que a falta de iluminação é um problema no trecho, mas também alerta pra imprudência dos motoristas:
— Falta bom senso dos usuários. Não respeitam as leis e além de se colocarem em perigo, estão pondo em risco a vida de outras pessoas. A falta de iluminação contribui para esses perigos, principalmente os trechos urbanos. A pista já tem um fluxo intenso de veículos, especialmente de caminhões, o que deixa o trânsito mais lento. Esperamos que essa deficiência melhore com a terceira faixa, mas é preciso saber usar esse artifício em prol da coletividade— detalha o caminhoneiro.
Outra atitude imprudente é apontada pela funcionária da Escola Municipal Leão Nunes de Castro que fica às margens da rodovia. Viviane Camargo diz que presencia diariamente excesso de velocidade dos motoristas, principalmente nos trechos onde a terceira pista já está concluída:
— Nos pontos de terceira faixa, os motoristas abusam da velocidade. Quando eles estão na pista simples e querem ultrapassar, os condutores invadem a pista contrária e jogam o carro por cima de ti. Somos obrigados a sair para a direita e em muitos casos para o acostamento. Penso que algo que foi elaborado para ser um facilitador, está se tornando um problema. Uma solução poderia ser a implantação de redutores de velocidade nesses trechos — afirma.
Em nota, o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) alerta que enquanto as obras não são finalizadas, é importante respeitar a velocidade de tráfego da via, dirigindo com cautela, a fim de evitar acidentes. Segundo o departamento, as terceiras faixas são implementadas justamente para melhorar a segurança viária, evitando que os motoristas realizem ultrapassagens desnecessárias.
Sobre a colocação de redutores de velocidade na rodovia, o Daer afirma que a rodovia conta com um pardal entre Passo Fundo a Tio Hugo e não há previsão de instalação de novos equipamentos no trecho por enquanto.
Obras de terceiras faixas
No final de fevereiro, foram finalizadas quatro terceiras faixas, duas localizadas no lado esquerdo da RS-153, no km 135 e km 142, e outras duas no lado direito, no km 138 e entre o km 144,3 e o km 145,8. As demais oito pistas em construção estão localizadas no lado esquerdo, entre o km 147,4 e o km 146,2. A previsão de conclusão das obras é até o final do mês que vem.
GZH Passo Fundo
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