Oito pessoas foram presas preventivamente em operação realizada na manhã desta quarta-feira (29) em cidades das regiões Norte e Metropolitana pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público (MP).
A ação investiga uma facção criminosa envolvida em crimes de homicídio, ameaças à população e a autoridades, roubos e tráfico de drogas e armas. A apuração iniciou depois que um dos integrantes do grupo ameaçar de morte um juiz, durante júri ocorrido em Erechim.
Conforme o promotor de Justiça Diego Pessi, os suspeitos atuam nas cidades Passo Fundo e Erechim, sendo responsáveis pelo planejamento e execução de homicídios.
— A investigação teve início após ameaças a um magistrado e um promotor de justiça, depois da leitura de condenação de um dos integrantes dessa organização. A audácia da organização criminosa restou evidente. Começamos agora a fase ostensiva dessa operação e temos 19 alvos no total — explica Pessi.
Além das prisões, também foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão nas cidades de Erechim, Passo Fundo, Caxias do Sul, Porto Alegre, Charqueadas e Alvorada. Sete foram cumpridos em endereços de Erechim.
Conforme a Brigada Militar, na região foram apreendidas quantidades de cocaína, maconha, uma espingarda de pressão, uma balança de precisão, celulares, notebooks, pendrives, cartões bancários, joias, documentos e valores em dinheiro.