Câmeras de videomonitoramento flagraram o momento em que um homem furta a fiação em uma obra da prefeitura na Avenida Scarpellini Ghezzi, no bairro Lucas Araújo. A ação foi registrada no domingo (31) e madrugada de segunda-feira (1º) entre as ruas São Carlos e Onófro Pires — o segundo registro de furto nos fios da mesma obra em menos de 15 dias.
As imagens mostram que o homem tira a grama plantada sobre a tampa de concreto que cobre os dutos dos fios elétricos. Ao conseguir a abertura, ele arranca a fiação e rapidamente se esconde do outro lado da rua.
A Polícia Civil investiga o fato. Conforme o delegado Gilberto Mutti Dumke, a investigação ainda é inicial, mas a principal hipótese é que os furtos sejam cometidos por um mesmo grupo.
— Pelo que apuramos até o momento, o alvo e modus operandi são sempre os mesmos. Esses são indícios que nos levam a traçar essa hipótese, que pode ou não se confirmar ao longo da investigação — ressaltou.
Segundo o delegado, o furto de fios de cobre tornou-se um "mercado" pelo fato de ser um material de valor e relativamente fácil de vender. Além disso, o fato da iluminação ainda não ter sido completamente ligada na obra pode ser um indicador importante para a ação dos criminosos, disse o delegado:
— Eles sabem que a obra está praticamente pronta, a instalação nova está posta e que ainda não há uma intensa circulação de público. Isso certamente chama atenção deles.
Para dificultar a ação dos criminosos, a empresa terceirizada que instala a fiação na obra começou a prender a tampa dos dutos com parafusos. Até então, a cobertura de concreto ficava encaixada e embaixo de uma camada de grama. O plano, agora, é prender todas as tampas da obra — um trabalho que demandará pelo menos 800 parafusos.
Vigilância intensificada
Além do bairro Lucas Araújo, outras regiões da cidade foram afetadas pelo furto de fios. Alguns exemplos são os bairros Integração, Vera Cruz, Petrópolis, Boqueirão e Centro, incluindo a Praça Antonino Xavier, que fica ao lado do Hospital de Clínicas, área com movimento nas 24h do dia (assista no vídeo acima).
Há, ainda, registros de furtos de fiação nas praças Tochetto, Capitão Jovino e no Parque da Gare. Segundo a Polícia Civil, desde o começo do ano foram 10 boletins de ocorrência desse delito na cidade.
Em janeiro, um homem foi preso ao tentar furtas fios da 2° Delegacia de Polícia de Passo Fundo, que fica no centro da cidade. Dois meses depois, em 22 de março, uma operação conjunta apreendeu cerca de 2,1 mil quilos de cobre sem procedência em três estabelecimentos que comercializam sucatas e ferro velho de Passo Fundo.
— Como os fios estão queimados e sem a identificação, não conseguimos vincular o fato do furto do fio, pois está só o cobre ali — disse o tenente-coronel Marcelo Rovani, comandante do 3º Regimento de Polícia Montada (RPMon).
Para coibir a receptação desse material, as forças de segurança têm realizado fiscalizações em estabelecimentos de compra e venda de materiais de reciclagem para comprovar a legalidade dos materiais recebidos, afirmou Rovani.
— Não é um caso isolado. Na maioria dos casos, os crimes são praticados por usuários de drogas que fazem isso para sustentar o vício. Acredito que, a partir da inauguração desse trecho da avenida, o local iluminado vai inibir a ação — afirmou, referindo-se aos furtos na obra da Avenida Scarpellini Ghezzi.
— A prefeitura tem acompanhado a questão e monitorado determinados pontos, dentro das possibilidades. Nessa obra, em específico, temos a implementação do videomonitoramento e, a partir das imagens de câmeras, repassamos repassamos aos órgãos oficiais de segurança, que são a Brigada Militar e Polícia Civil — pontuou o secretário municipal de Segurança Pública, João Darci Gonçalves.