Com 95% do trabalho concluído, a obra de revitalização da Avenida Scarpellini Ghezzi, no bairro Lucas Araújo, em Passo Fundo, deve ser concluída ainda no mês de abril. Na manhã desta quarta-feira (3), o prefeito Pedro Almeida e promotor de justiça Paulo Cirne, junto de outras autoridades, fizeram uma vistoria na obra.
Iniciada em maio de 2023, a obra foi realizada em dois quilômetros da via, entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua João Biazus, com nova pavimentação, reforço na drenagem, iluminação em LED, ciclovia e caminhódromo.
Segundo a Secretaria Municipal de Obras, a sinalização da ciclovia e caminhada, o acionamento dos controladores de velocidade e a iluminação elétrica devem ser concluídos nos próximos dias. Parte da energia já está funcionando e outra em fase de testes. Uma outra etapa precisou ser substituída depois que furtos prejudicaram a instalação no local, no último fim de semana.
O prefeito Pedro Almeida avalia a obra como completa, com opções de lazer, qualificação da mobilidade urbana e infraestrutura, com cuidados para a drenagem e canalização. Há, ainda, blocos intertravados em 500 metros da via, entre as ruas da Sé e Daltro Filho, o que promove uma melhor drenagem da água da chuva.
— É uma obra simbólica, de grande importância para a cidade, em especial à comunidade da Lucas Araújo. Desde o início prezamos pelo cuidado em manter as características ambientais da região, em especial na parte do Bosque, porque é um patrimônio histórico da cidade — disse o prefeito.
O promotor do Ministério Público, Paulo Cirne, afirmou que a obra valoriza os aspectos positivos da cidade.
— É uma obra que desde o início buscou a preservação da vegetação nativa que o bosque possui, com árvores centenárias, e valorizou atividades de recreação com a implementação da ciclovia, caminhódromo e uma nova iluminação — disse.
Segundo a Secretaria de Obras, a avenida se tornará mais um anel viário, devendo ligar os bairros São Cristóvão ao Boqueirão e, assim, desafogar o trânsito no centro da cidade.