Um homem morreu em troca de tiros com a Brigada Militar na madrugada desta segunda-feira (13), em Lagoa Vermelha, no norte do RS. Ele foi identificado como Alceu Mendes, 56 anos. O caso ocorreu na Rua Dois, no Bairro São José, por volta de 0h30min.
A Brigada Militar diz que recebeu denúncia sobre alguém disparando arma de fogo em direção a casas no local. Inicialmente, a guarnição não encontrou o suspeito. Os policiais deram a volta na quadra e ao retornar ao endereço indicado no chamado, avistaram o homem portando uma arma de fogo em frente à residência.
O comandante do Batalhão de Polícia Militar de Lagoa Vermelha (BPM), tenente-coronel Luiz Becker, relata que, ao perceber a presença dos policiais, o homem disparou contra a guarnição e correu para dentro da casa. Os policiais revidaram e houve troca de tiros.
A guarnição contava com dois policiais e solicitou apoio para o efetivo de Vacaria, a fim de entrar na casa e deter o suspeito. Segundo Becker, após a chegada do reforço, os PMs se aproximaram da residência e viram o homem caído na sala, com um ferimento de bala na cabeça.
Um inquérito policial militar será instaurado para investigar a ação dos PMs, que, segundo o comandante, seguirão trabalhando durante a apuração.
— São situações que fazem parte da vida policial, e pelos levantamentos iniciais os policiais revidaram os disparos efetuados pelo indivíduo — pontua Becker.
A Polícia Civil também vai investigar o ocorrido. A tese inicial é de legítima defesa. A arma utilizada pelo homem, uma garrucha, foi apreendida.