Agentes da Delegacia de Repressão à Corrupção e Crime Organizado (Draco) prenderam sete pessoas, sendo seis homens e uma mulher, em Carazinho, no norte do RS, na tarde desta sexta-feira (1). Entre eles, um homem apontado como suspeito de ser o principal distribuidor de drogas do município e região.
A operação, que leva o nome Cardume, expediu 15 mandados de busca e apreensão após cinco meses de investigação. Os mandados foram cumpridos no bairro Santo Antônio onde, segundo informações da Polícia Civil, ficavam casas que eram usadas como centros de distribuição de drogas na região.
Entre as apreensões, os agentes registraram oito armas de fogo, cinco motos, quatro carros e mais de R$ 50 mil em espécie. Além disso, 20kg de drogas, entre cocaína, maconha e crack, foram encontradas nas residências dos suspeitos.
A investigação ainda deve concluir sobre a origem da droga. No local, havia balanças de precisão e apetrechos para a distribuição das substâncias.
Operação Cardume continua
Segundo a Polícia Civil, pode haver mais apreensões e prisões nos próximos dias, visto que ainda há mandados de busca e apreensão a serem cumpridos.
Os presos nesta sexta-feira devem ser conduzidos ao Presídio de Carazinho. Eles foram detidos por tráfico de drogas e associação, porte ilegal de arma de fogo, organização criminosa e outros crimes relacionados ao tráfico.
O comando das investigações e da operação ficou a cargo dos delegados Leandro Antunes e Jader Riberto Duarte, com apoio das delegacias que integram a 28ª Delegacia Regional de Carazinho e da 6ª Delegacia de Polícia Regional, de Passo Fundo. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também auxiliou a operação cães farejadores. Ao todo, mais de 160 agentes participaram da operação.