Ao final da tarde de sábado (2), um ônibus foi apreendido na BR-470, em Lagoa Vermelha, no norte do RS, durante abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Dentro do veículo estavam produtos de origem chinesa, obtidos ilegalmente no Uruguai.
Ao realizar a fiscalização, os policiais constataram que todos os bancos do ônibus foram removidos para dar lugar a dezenas de caixas. De acordo com a PRF, o conteúdo transportado continha maquiagens, perfumes e outros itens, todos sem nota fiscal ou comprovação de origem.
O ônibus seguia no sentido Santa Catarina, com destino final em São Paulo, e o motorista de 40 anos era o único ocupante. O homem, natural de Passo Fundo, informou que o valor da carga seria de R$ 150 mil, mas o valor final ainda será apurado pela PRF.
O condutor, que já havia sido preso pelo crime de descaminho em 2022, foi detido e encaminhado à Polícia Civil de Passo Fundo, assim como a mercadoria e o veículo. O material apreendido será identificado e contabilizado, para definição do real valor da carga.