O corpo de José Augusto Barcelos, 20 anos, foi encontrado na noite desta segunda-feira (26) pelo Corpo de Bombeiros em um silo de armazenamento na unidade da empresa Cepal, em Soledade.
O local fica na beira da RS-332, entre a cidade e o município vizinho de Arvorezinha, no norte do RS, onde ele tinha sido soterrado por grãos de soja no final da manhã desta segunda-feira (26). A operação levou cerca de 11 horas porque dependia da retirada da carga armazenada para se chegar até a vítima.
O corpo foi localizado por volta das 22h. A família do jovem acompanhava as buscas no local.
Segundo o comandante da guarnição do Corpo de Bombeiros de Soledade, Adriano Thomazi, foi necessário escalar o silo pela parte superior e acionar o mecanismo que dá vazão aos grãos. Ele afirma que os grãos não serão descartados.
A partir da localização e confirmação de que se tratava do corpo de Barcelos, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) foi chamado ao local para concluir a remoção do cadáver. Os laudos periciais vão definir quais as causas e circunstâncias da morte de José Augusto Barcelos.
Roges Pagnussat, representante da Cepal no local do resgate, disse que a empresa só irá se posicionar após a conclusão do resgate do funcionário:
— Neste momento estamos focados no resgate do José, somente após a concretização do fato poderemos ter novas informações.