O médico radiologista norte-americano Partha Ghosh discute sobre soluções para ampliar e facilitar o diagnóstico de demência nesta segunda-feira (16) em Passo Fundo, no norte gaúcho. Durante o evento, ele também fala sobre métodos para oncologia, terapias e exames para estadiamento e acompanhamento, além da definição de conduta diagnóstica para pacientes oncológicos.
Especialista nas tecnologias PET-CT, tomografia computadorizada e ressonância magnética, Ghosh se concentrará nas ferramentas para o diagnóstico e acompanhamento da doença neurodegenerativa, que representa um desafio crescente para a saúde pública.
No Brasil, estima-se que cerca de 1,5 milhão de pessoas vivam com a condição e a prevalência está em ascensão com o envelhecimento da população. Em todo o mundo, uma pessoa é diagnosticada com demência a cada três segundos. As projeções indicam que esse número pode chegar a 139 milhões até 2050.
— É um prazer conhecer essa cidade e compartilhar os avanços na medicina com a comunidade local. Durante o evento, discutiremos tópicos essenciais e traremos novas soluções para a área — afirmou Ghosh para GZH Passo Fundo.
Segundo ele, o encontro dará destaque para o uso de PET-CT, uma tecnologia de imagem essencial no diagnóstico de doenças neurodegenerativas.
— É uma oportunidade única para aprender sobre os mais recentes avanços no tratamento da demência — disse Stephan Pinheiro Macedo de Souza, médico nuclear da Clínica Kozma Medicina Diagnóstica, que realiza o evento.
Estilo de vida pode acelerar quadros demenciais, relata médica
A médica neurologista Dra. Thaise Fellini Dal Moro declara que, em relação à prevenção dos quadros demenciais, é essencial haver o controle de fatores de risco, principalmente cardiovasculares, como hipertensão, diabetes e reserva cognitiva.
— Tabagismo e etilismo às vezes podem induzir alteração de forma cognitiva também. O recomendado é praticar exercícios físicos, evitar sedentarismo e ter uma boa alimentação para a prevenção de quadros demenciais — explicou.
Conforme Thaise, alguns quadros demenciais, principalmente o Alzheimer, têm um envolvimento genético, por isso o estilo de vida pode acelerar ou não o aparecimento da doença.
Segunda em Passo Fundo e terça em Chapecó
A palestra de Ghosh acontece às 17h30min e deve reunir mais de 40 médicos de Passo Fundo e região. Na terça (17), ele falará sobre o mesmo assunto em Chapecó (SC).