O Governo do Estado confirmou, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), nesta sexta-feira (31), dois óbitos por dengue em Passo Fundo. As vítimas são duas idosas, de 62 e 86 anos. As mortes ocorreram em maio e são as primeiras pela doença registradas no município em 2024.
O município registra, até o momento, 1.716 casos confirmados e 698 em investigação, apresentando uma incidência de 1.264 casos prováveis de dengue para cada 100 mil habitantes. A faixa etária com maior número de casos confirmados está entre 40 e 49 anos.
— É uma notícia preocupante, pois não havíamos registrado nenhuma morte este ano. Queremos reforçar com toda a população os cuidados necessários, especialmente aproveitando que este final de semana não terá chuva, para revisar os cuidados nos domicílios — pontua a secretária de Saúde de Passo Fundo, Cristine Pilati.
De acordo com a prefeitura, o trabalho de pulverização e campanhas de conscientização têm sido realizados nas regiões com casos confirmados. Além disso, notificações e multas foram aplicadas aos proprietários de imóveis que não tomarem os cuidados necessários.
Pilati ressalta a importância de manter limpos os pátios de residências, realizar o descarte correto de resíduos, eliminar água parada e possíveis criadouros, evitar o uso de automedicação e em caso de sintomas e procurar auxílio médico.