Santa Rosa passou a contar com a ajuda do Exército para combater o avanço da dengue no município. Cerca de 60 militares participam da ação em conjunto com os agentes de endemias e Secretaria Municipal de Obras. A ação começou nesta sexta-feira (12) e não tem prazo pra acabar.
Santa Rosa é o município com o maior número de casos confirmados de dengue no RS. Conforme o painel da Secretaria Estadual de Saúde (SES), são 7.971 casos da doença confirmados e 910 em investigação. Cinco pessoas morreram na cidade por dengue neste ano.
Em resposta à proliferação do mosquito Aedes aegypti, o 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado atua no recolhimento de materiais que possam servir como criadouros do mosquito como pneus, metais e restos de móveis.
Além dos militares, agentes da Fundação Municipal de Saúde farão a Borrifação Residual Intradomiciliar, que consiste na aplicação de inseticida com alto poder residual nos principais locais de repouso do vetor, como paredes. Entre as ações, há ainda a fiscalização e notificação de eventuais focos, quando necessário.
A ação começa pelo bairro Planalto e vai percorrer todas as ruas e bairros da cidade nas próximas semanas. Os próximos bairros serão Cruzeiro e Timbaúva. O trabalho acontece das 8h às 11h e das 14h às 17h.
Situação de emergência em Santa Rosa
A alta nos casos fez com que a prefeitura de Santa Rosa decretasse situação de emergência em saúde pública no final de março. O decreto tem efeito até maio e pode ser prorrogado.
A medida autoriza todos os órgãos municipais a atuarem nas ações de enfrentamento à doença, além de tomar todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção de casos de dengue, como a aquisição de insumos e materiais.
Desde então, o município segue adotando medidas cotidianas de prevenção e combate à dengue, como realização de mutirões de limpeza e aplicação de inseticidas e larvicidas em bairros e casas da cidade. Agentes de endemias também fazem o trabalho de eliminação de focos do mosquito transmissor da doença e de orientação à população sobre evitar criadouros e uso do repelente.