Um mutirão oferece testes rápidos de HIV/aids à população de Passo Fundo, no norte gaúcho, nesta sexta-feira (1º), o Dia Mundial de Combate à Aids. A ação começou às 10h e se estende até as 16h, na Praça Tochetto, no centro da cidade.
Além da testagem de HIV, também estão sendo aplicados testes rápidos de hepatites B e C, bem como sífilis. O procedimento é simples e rápido e o paciente faz o cadastro, realiza o teste e recebe o resultado em até 30 minutos.
O movimento logo na primeira hora de atividade foi acentuado, com diversas pessoas aderindo à iniciativa. O auxiliar de estoque, Rudinei Ribeiro, 28 anos, aproveitou a oportunidade para colocar os exames em dia. Foi a primeira vez que ele fez o teste.
— Estava passando pela praça e o movimento chamou a atenção. A equipe me explicou do que se tratava e resolvi fazer. Espero que dê tudo certo. Foram algumas picadas, mas bem tranquilo. Não dói nada — contou ele, que recebeu os resultados negativos e disse que, agora, pretende começar a fazer o exame regularmente.
A cuidadora de idosos Ivarlete Lago, 61 anos, também aproveitou o mutirão para atualizar os exames.
— É uma iniciativa válida e importante porque trata de um tema pouco discutido. O processo é rápido e tranquilo. E, apesar da idade, é importante a gente sempre se cuidar e manter os exames em dia, prevenir e, se for o caso, tratar o mais cedo possível — disse.
Para quem está com pressa, há a opção do autoteste, que possibilitam que as pessoas levem os materiais para fazer o procedimento em casa.
Alerta e prevenção
Uma equipe médica e farmacêutica também está no local para orientar e distribuir a Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PrEp), medicamento que previne contra o HIV. Atualmente, 150 pessoas fazem uso da PrEP em Passo Fundo.
Dados do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), apontam que em 2022 o número de diagnósticos de pacientes com aids passou a ser maior do que os diagnósticos de HIV em Passo Fundo. A inversão da curva acontece pela primeira vez em seis anos.
Os números acendem um alerta para a importância do diagnóstico precoce, explica a coordenadora do SAE, Seila de Abreu. Ela comenta que há uma incidência de casos, em que as pessoas chegam ao consultório com um estágio bastante avançado da doença.
— É ainda uma doença que tem muito estigma, muito preconceito. Além disso, muitas pessoas acham que estão livres de ter um risco de infecção por estar num relacionamento sério ou casamento há muitos anos. Justamente por isso, a gente está mobilizado aqui hoje para conscientizar a comunidade e incentivar a realização da testagem rápida — detalha.
Além da praça Tochetto, o serviço de testagem rápida também é ofertado no Hospital Municipal, bem como a verificação de sinais e HGT (glicemia).
Testagem rápida
O teste para detecção do HIV e outras ISTs, feito a partir de amostra de sangue, está disponível gratuitamente e sem necessidade de agendamento nos seguintes locais de Passo Fundo:
- Serviço de Atendimento Especializado (SAE) (Silva Jardim, 714)
- Cais de todos os bairros
- Unidades Básicas de Saúde
É recomendado que a testagem seja feita a cada seis meses, principalmente pelo público de maior exposição ou que tenham relações sexuais frequentes.