Em apenas uma semana, Passo Fundo registrou mais de 300 casos novos de covid-19. Os dados estão no último boletim epidemiológico da prefeitura, divulgado na terça-feira (31).
Segundo o relatório, atualmente são 716 casos ativos da doença, um salto se comparado à semana passada, quando a cidade registrou 399 pessoas com o vírus. O município não registrava uma taxa tão alta desde 25 de maio, quando havia 853 contaminados.
O número de novos casos ativos é ainda maior se comparado ao início do mês passado: em 3 de outubro, eram apenas 82. Ao todo, 22 pessoas estão internadas em leitos clínicos, sendo 15 moradores de Passo Fundo e sete de outros municípios do norte gaúcho.
Um dos motivos apontados para a alta nos casos é a baixa procura para completar o esquema vacinal. Em Passo Fundo, das 204.722 pessoas aptas a receber o imunizante, apenas 112.749 completaram o esquema vacinal de duas doses, o que representa uma taxa de 55,1%.
Outra razão para o aumento nos casos é que há uma oferta maior de testes rápidos disponíveis, segundo o secretário de saúde e vice-prefeito de Passo Fundo, João Pedro Nunes.
— Com a chegada dos pacientes às unidades, muitos médicos orientam a testagem a fim de confirmar esse indicativo da doença — afirmou.
Ainda segundo o secretário, a prefeitura tem reforçado o trabalho de vacinação em conjunto com a Coordenadoria em Vigilância da Saúde, além de técnicos e enfermeiros das Unidades de Saúde.