Um grupo de estudantes, professores e pais iniciaram a semana com uma ação dedicada a salvar vidas. Entre esta segunda-feira (24) e terça-feira (25), 50 integrantes da comunidade escolar do Colégio Tiradentes, em Passo Fundo, estarão mobilizados para doar sangue ao Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).
O grupo foi motivado pela campanha da instituição que, desde o ano passado, realiza blitz educativa nas escolas. O objetivo é conscientizar jovens, dos 16 aos 29 anos, da importância da doação de sangue. Ana Letícia Favretto Moro, de 16 anos, doou pela primeira vez e estava empolgada com a ação:
— Desde que tinha 14 anos queria doar, mas não podia. Sempre falam que precisa nos bancos, então sempre tive vontade de ajudar.
A doação é permitida a partir dos 16 anos, desde que com autorização de um responsável. Ana Letícia doou ao lado da irmã mais velha, Maria Elisa Favretto Moro, de 17 anos. Mais apreensiva, ela venceu o receio de agulhas e decidiu acompanhar os colegas:
— Doar junto com o colégio e com os amigos incentiva a doar. É importante porque muitas pessoas precisam e nem sempre tem. Agora que eu já sei como funciona, pretendo seguir doando.
Doações no HSVP
O Serviço de Hemoterapia é responsável por suprir as necessidades de todo o Hospital que, atualmente, presta atendimento de saúde para mais de dois milhões de habitantes das regiões norte e missioneira.
Quem quiser fazer uma doação deve procurar o serviço localizado na Rua 15 de Novembro, no prédio da Radioterapia – nº 485, 5º andar. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 14h. Mais informações pelo telefone (54) 3316 4087.