Em Miraguaí, município de 4,5 mil habitantes na Região Noroeste, a população decidiu renovar a Câmara de Vereadores para os próximos quatro anos. Nas eleições do último domingo (6), nenhum vereador eleito no pleito de 2020 foi reeleito para o próximo mandato.
A partir de janeiro de 2025 até dezembro de 2028, todas as nove cadeiras do Legislativo serão ocupadas por novos nomes. São eles: Bruno Belchior (PSDB), Cristian Macalin (PSDB), Ivo Mello (PT), João Maurício (Republicanos), Nene (PP), Ze Soares (Republicanos), Kauâ (MDB), Marquinhos Macalin (PSDB) e Vasco Monteiro (MDB).
Mas, além da Câmara de Vereadores, os 4.090 eleitores que foram às urnas também decidiram fazer uma mudança na prefeitura. Leonis Hartk, o Neco (PP), foi eleito prefeito do município com 2.520 votos, o equivalente a 63,02% do total.
Já o atual chefe do Executivo e candidato a reeleição, Luis Carlos Hermann (MDB) — conhecido como Mosquito — recebeu 1.479 votos, 36,98% do total. A diferença entre as duas chapas foi de mais de mil votos, a mais expressiva na história das eleições municipais em Miraguaí.
O município tem mais de 4,5 mil eleitores cadastrados, mas no último domingo a abstenção foi de quase 11%. Foram registrados ainda 0,64% de votos nulos e 0,90% de brancos.