Marau, Tio Hugo, Caseiros e Capão Bonito do Sul são os quatro municípios do norte gaúcho que terão pela primeira vez mulheres no comando da prefeitura.
A eleição de domingo (6) marcou o momento inédito na história das cidades, localizadas num raio de até 120 quilômetros de distância de Passo Fundo.
Dentre as eleitas, duas representam o MDB, uma o PDT e uma o PP. As novas prefeitas falaram a GZH Passo Fundo sobre representatividade e as principais demandas que pretendem atender durante seus mandatos.
Também da Região Norte, as cidades de Almirante Tamandaré do Sul, Camargo, Campos Borges e Novo Barreiro também terão mulheres na prefeitura, mas não de forma inédita.
Marau
Naura Bordignon (MDB) venceu a eleição por uma diferença de 146 votos contra seu adversário, Flávio Meneguzzi (PL). A prefeita foi eleita com 50,3% dos votos válidos na cidade de 45.126 habitantes. Ela tem 45 anos, é formada em Direito e atuou como chefe de gabinete do atual prefeito.
— Marau completa 70 anos em 2025 e, pela primeira vez tivemos uma candidata à prefeita. Então mesmo que eu não tivesse me elegido esse já seria um aspecto histórico. É importante ver mulheres participando ativamente no processo político — afirmou.
À frente do executivo, Naura diz que pretende concentrar esforços para implementar unidades de UTI na cidade, ampliar o número de escolas e concretizar um planejamento de 25 anos para o município, com foco em diversas as áreas.
Tio Hugo
Valduze Back Vollmer (PDT) venceu a eleição por uma diferença de 97 votos contra a adversária Suzana Muller Kuhn (PL). A prefeita foi eleita com 51,9% dos votos válidos. Ela tem 42 anos e já atuou como secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
— Eu concorri na eleição passada como vereadora e fui a mais votada. Agora encarei esse baita desafio, sendo eleita. E desta vez fomos em duas mulheres concorrendo, enquanto que no passado não havia nenhum — pontuou.
Em seu mandato, Valduze diz que pretende focar na geração de emprego e instalação de novas empresas na cidade de 3 mil habitantes, além de expandir o atendimento de médicos, dentistas e psicólogos nas unidades de saúde.
Caseiros
Joelice Canali (PP) venceu a eleição por uma diferença de 556 votos contra o adversário Mario João Comparin (MDB). A prefeita foi eleita com 59,3% dos votos válidos. Ela tem 49 anos e já foi gestora das secretarias de Assistência Social e Saúde do município.
— Encarar o desafio de ser a primeira mulher prefeita eleita de Caseiros exige coragem, mas também é um convite à mudança. A escolha expressiva dos caseirenses nas urnas é o que demonstra esse sentimento de mudança e de luta por um futuro mais justo e inclusivo — afirmou.
Na liderança da prefeitura, Joelice elencou propostas com foco na saúde, educação e obras nas principais estradas da cidade. Dentre os objetivos está a criação de um espaço para consultas especializadas, ampliação dos horários de atendimento e cuidado com os idosos.
Capão Bonito do Sul
Mari Rauta (MDB) venceu a eleição por uma diferença de 709 votos contra o adversário Ilson Paim Teles (Pode). A prefeita foi eleita com 68,7% dos votos válidos. Ela tem 47 anos e já foi vice-prefeita e secretária de Educação no município.
— É um privilégio estar pela primeira vez representando as mulheres do município. Eu digo sempre que não quero estar à frente ou atrás dos homens, mas fazer uma caminhada conjunta, de igualdade, e minha atuação em outros setores da administração me deu esse respaldo junto à população — disse.
No comando do Executivo, Mari defende maior atenção ao setor de assistência social e às famílias em situação de vulnerabilidade. Ela também pretende priorizar obras em estradas no interior, que impactam no deslocamento dos produtores locais de grãos e leite.