Em menos de 12 dias, os 150 mil eleitores de Passo Fundo irão às urnas escolher seus representantes na Câmara de Vereadores e prefeitura pelos próximos quatro anos.
Para votar é preciso levar um documento oficial com foto, o título impresso ou o aplicativo do título eleitoral atualizado no celular.
Caso o eleitor não esteja com seu título em mãos mas sabe o local de votação, é possível votar apenas com um documento oficial com foto.
A Justiça Eleitoral recomenda que quem optar pela versão online do título, baixe o aplicativo o quanto antes. Isso evita "filas virtuais" nos dias que antecedem o pleito pelo grande número de acessos.
Para preparar o eleitor para o dia de votação, GZH Passo Fundo reuniu as principais dúvidas sobre o pleito. Confira:
Por que Passo Fundo não tem segundo turno?
Em Passo Fundo não haverá segundo turno porque, para que isso aconteça, é preciso que a cidade tenha 200 mil eleitores registrados e que nenhum dos candidatos a prefeitura tenha a maioria absoluta dos votos no primeiro turno.
Com 150.867 pessoas aptas a votar nas eleições municipais de 2024, Passo Fundo não se enquadra nessas regras.
Apenas cinco cidades gaúchas têm número superior a 200 mil eleitores e podem estender a decisão ao dia 27 de outubro. São elas: Canoas, Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas e Porto Alegre.
Como pesquisar o local de votação
O local de votação e a seção eleitoral podem ser consultados através do portal do Tribunal Superior Eleitoral. Na pesquisa, basta informar o nome completo, CPF ou título eleitoral, junto da data de nascimento e o nome da mãe.
Em Passo Fundo são 84 locais de votação inscritos nas zonas eleitorais 33º e 128º. Neste ano, há dois novos endereços: o campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e na Faculdade Anhanguera. Nestes, votarão 204 eleitores que solicitaram previamente a transferência para os novos locais.
Como saber quem são os candidatos
Nesta eleição, a votação é para um candidato a vereador e uma chapa na prefeitura. Em Passo Fundo, são 220 candidatos a vereador e três chapas disputando o Executivo.
Para consultar cada um deles, TSE disponibiliza uma plataforma com cada um dos inscritos. Ali estão disponíveis desde informações como o número de urna e partido até os bens declarados, doações recebidas e históricos de outras eleições.
GZH Passo Fundo disponibilizou o perfil dos três candidatos à prefeitura: Airton Dipp (PDT), Marcio Patussi (PL) e Pedro Almeida (PSD). As propostas de cada uma das chapas podem ser conferida na série Qual o plano? divulgada semanalmente desde 29 de agosto.