A noite de sábado (24) foi de demonstração de fé em Ibiaçá, no norte do RS. Milhares de pessoas participaram da procissão luminosa da Romaria de Nossa Senhora Consoladora.
Em sua 72º edição, levando o lema "Mãe Consoladora, ensina-nos a viver como irmãos”, a Romaria reuniu na primeira noite cerca de 50 mil pessoas nas proximidades do santuário do município de pouco mais de quatro mil habitantes.
A empresária e agricultora Ângela Maristela Carra participa da Romaria desde a infância. Antes acompanhada pelo pai, ela agora caminha cerca de 20 quilômetros sozinha e encontra a família em Ibiaçá. Lá, reunidos, eles agradecem.
— É uma devoção que vem desde criança. O meu pai já fez promessa desde quando morávamos em Charrua, até vir para cá. Eu geralmente venho para agradecer, durante o ano a gente pede e agora eu venho para agradecer. É um momento especial de chegar e agradecer Nossa Senhora que sempre cuida de nós e abençoa a nossa família — diz Ângela.
Milhares de fiéis percorrem trajetos de dezenas de quilômetros no dia da romaria, mas, existe uma parcela de devotos que vai para Ibiaçá dias antes. Esse é o caso do morador de Vacaria, Jurandir da Rosa. Há anos ele costuma chegar no município na quarta ou quinta-feira da semana de celebração.
- Eu acampo para aproveitar mais o tempo aqui, junto com a Santinha para ter mais tempo na igreja. Eu venho, faço minhas orações, eu agradeço tudo o que eu consegui alcançar, meus objetivos que eu consegui alcançar, eu agradeço a ela - conta o autônomo.
Além de ir todos os anos à Romaria de Nossa Senhora Consoladora, Jurandir também apresenta a santa para outras pessoas em Vacaria. Ele e a esposa guardam moedas durante todo o ano para que, nos dias que estão em Ibiaçá, comprem produtos relacionados a Nossa Senhora e depois distribuam para pessoas que conhecem ao longo do ano.
A ação de Jurandir vai de encontro a proposta da 72º Romaria de Nossa Senhora Consoladora, através do tema "Mãe Consoladora, ensina-nos a viver como irmãos".
De acordo com o padre do Santuário de Nossa Senhora Consoladora de Ibiaçá, Édio Bresolin, o tema foi escolhido em razão da campanha da fraternidade que em 2024 tem como tema "Fraternidade e Amizade Social" e lema "Vós sois todos irmãos e irmãs".
— Nós queremos um mundo mais justo, mais humano, mais fraterno e só sendo irmãos, que vamos conseguir construir esse mundo. Hoje é um dia bastante especial, pois finalizamos a novena semanal e mensal. É o dia em que o povo vem para coroar Nossa Senhora — conta o padre.
O domingo (25) também deve ter grande presença de fiéis, uma vez que a programação seguirá ao longo do dia. A estimativa é que cerca de 120 mil pessoas passem pelo município, quase 30 vezes a população de Ibiaçá.