O município de Iraí, no norte do RS, é mais um dos afetados pela chuva persistente no Estado. Na tarde deste sábado (7), o Rio do Mel transbordou, atingindo a parte mais baixa da cidade, nas proximidades do balneário Osvaldo Cruz.
Os alagamentos foram causados pela cheia no Rio Uruguai, que recebeu uma grande quantidade de água vinda da barragem de Foz do Chapecó, em Santa Catarina, e represou no Rio do Mel. Sem ter para onde escoar, o alto volume de água inundou a cidade.
A Defesa Civil estadual deu início ao trabalho de remoção das primeiras seis famílias como medida de precaução, para evitar que os moradores sejam surpreendidos e não consigam sair a tempo. Às 19h deste sábado (7), medições no Rio Uruguai marcaram 10,68 metros, o que é considerado cota de inundação.
Um abrigo foi disponibilizado para os moradores, mas todos se deslocaram para casas de familiares. A prefeitura de Iraí auxilia realizando o transporte de móveis para os locais, em regiões mais altas.
Caso seja necessário, dois espaços já foram preparados para receber pessoas atingidas e seus pertences: o salão da igreja do bairro Vila Militar e o Centro de Múltiplo Uso, localizado na rua Duque de Caxias.
O cenário de elevação do Rio Uruguai foi previsto pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em decorrência das chuvas na divisa entre os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.