Desde dezembro de 2021, quando foram registrados 19 casos ativos de covid-19 em Passo Fundo, uma nova baixa foi registrada nesta sexta-feira (16), em que são apenas 32 pessoas contaminadas com o vírus. Destes, cinco precisam de internação, sendo três em leitos clínicos, e outros dois em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Os casos positivos estão em queda desde o dia 11 de maio, quando eram 1.850 pessoas com vírus ativo na cidade. A partir desta data, os dados foram baixando gradativamente, sendo que a maior redução deste período foi registrada entre a última semana e esta sexta-feira. Os dados reduziram 72,8%, de 118 casos no dia 6, para 32 nesta sexta-feira.
Durante este período de constante redução, o número de pacientes que necessitavam de internação sofria frequente mutação. O dia em que teve maior número de pessoas necessitando de leitos foi em 16 de maio, quando eram 14 moradores de Passo Fundo em leitos clínicos, e outros dois em UTI. A menor taxa foi observada na última semana, sendo dois pacientes em leitos comuns, e apenas um na UTI.
De acordo com avaliação do setor de vigilância epidemiológica da cidade, a redução dos casos está alinhada com a vacinação contra o vírus. No momento, 80% da população com mais de 80 anos (4.128) está com o esquema vacinal completo, seguido dos adolescentes com 72,6% do grupo de mais de 16,4 mil pessoas. O grupo com menor taxa de vacinação são as crianças entre três a quatro anos, em que apenas 7% das 5.392 pessoas tomaram todas as doses.
— Ainda estamos realizando a testagem nas unidades de saúde da cidade, e o que avaliamos agora foi um salto de resultados negativos para contração do vírus. Ainda temos casos ativos, mas consideramos efetiva a movimentação pela vacinação na cidade — avalia a enfermeira no núcleo de vigilância epidemiológica do município, Raquel da Silva Carneiro.