Um homem mobiliza as recicladoras e companhia de recolhimento de lixo de Passo Fundo, no norte do Estado, para encontrar uma caixa de papelão com R$ 20 mil que jogou fora na última quinta-feira (27). O acidente aconteceu durante a mudança de endereço do publicitário Rafael Greco, que descartou a caixa no contêiner de itens recicláveis do centro da cidade, na rua Coronel Chicuta.
O montante era uma economia dele e da namorada, que era guardada em notas de R$ 50 na residência em que moravam. Antes da mudança de endereço, eles preferiram acondicionar o valor de uma forma mais segura, o que acabou não dando certo.
— Como íamos nos mudar, pedi para minha namorada pegar o dinheiro e colocar em outro lugar. Ela pegou uma caixa de um produto que havia recebido da internet e colocou o valor, sem me contar, e viajou por uma semana. Na mudança, recolhi os itens que colocaria fora, incluindo a tal caixa do produto, numa sacola para reciclagem, sem conferir, pois eu sabia que se tratava do lixo da minha compra online — relembra.
O porto-alegrense que mora em Passo Fundo há três anos relata que conferiu todas as caixas da mudança, exceto as embalagens que pensava ser lixo. Os resíduos e a economia foram descartados na quinta em um contêiner azul, da coleta seletiva da cidade, por volta de 21h30min. O casal descobriu que havia descartado o montante apenas na noite seguinte.
— Ela voltou na sexta de noite, conversamos e fui nas lixeiras, mas já tinha sido coletado. Desde então comecei a jornada em conversas com os catadores para entender como que funciona o processo de reciclagem e o que eu poderia fazer nesse sentido. Como eles me disseram que o papelão vale muito pouco, tenho pensado que quem recolheu foi o caminhão de lixo, até fui até a sede da empresa, mas sem sucesso por enquanto — relata Rafael.
Ele realizou boletim de ocorrência online da perda da caixa na noite dessa sexta-feira (26). A reportagem procurou as delegacias de Passo Fundo, mas a ocorrência ainda não havia sido protocolada. O publicitário ainda deve tentar, por meio de câmeras de segurança do local confirmar se o objeto foi pego por alguém ou levado pela companhia.