Três unidades operacionais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) participaram da escolta de uma ambulância da prefeitura de Ronda Alta que transportava uma paciente de 29 anos na noite de sábado (19). Ela precisava, com urgência, chegar ao Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre. A mulher havia rebebido a notícia de que um rim compatível com o seu organismo havia sido doado à instituição.
A equipe da PRF começou o acompanhamento na altura do km 246 da BR 386, em Soledade, depois que a ambulância parou no posto policial e pediu apoio para que conseguisse chegar a tempo ao hospital para realizar o tão aguardado transplante.
A partir daí, os policiais deram início à escolta, abrindo caminho para que a ambulância pudesse deslocar-se o mais rápido possível e com segurança.
Durante o trajeto até a Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, as equipes da PRF que estavam em serviço em Lajeado e Montenegro assumiram a escolta, em pontos diferentes, sem que fosse necessária a parada da ambulância.
De acordo com a PRF, por se tratar de urgência, as equipes realizaram os deslocamentos com dispositivos luminosos e sonoros acionados.
A paciente, que é natural de Ronda Alta, realizava hemodiálise há seis anos, precisando ir três vezes por semana ao Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. Ainda não foram divulgadas informações sobre o transplante.
Conforme o órgão, esta é a terceira vez, em três meses, que a PRF auxilia pacientes, no Estado para conseguirem chegar a tempo para procedimento de transplante de órgãos. Nos casos anteriores, as escoltas foram realizadas nos municípios de Cristal e Passo Fundo a Porto Alegre.