A celebração religiosa mundial Journée Khassida Touba, em homenagem a um dos principais líderes do Senegal, Ahmadou Bamba, acontece neste sábado (18) em Passo Fundo. Durante a manhã, a comunidade senegalesa percorreu a Avenida Brasil em uma caminhada de pouco mais de três quilômetros.
— Hoje é um dia muito importante em que celebramos e cantamos alguns poemas e os escritos de nosso líder. Reunimos em Passo Fundo a nossa comunidade, que está espalhada em diferentes cidades do Brasil. Fazemos essa festa anual, para nos encontrarmos, conversarmos sobre nós e também para rezarmos — relatou um dos organizadores do evento, Ameth Thiam.
O evento conta com participação de delegações que vivem em diferentes estados do Brasil. Segundo a organização, 600 pessoas participam do encontro que acontece pela sexta vez no país, sendo a quarta no Rio Grande do Sul. A celebração havia sido inicialmente marcada para 2020, mas precisou ser adiada por conta da pandemia de covid-19.
Além da caminhada, os participantes celebram as escritas de Bamba por meio de canções e orações. O líder africano se tornou uma referência para os senegaleses durante o período de colonização francesa. Como parte da população do país é muçulmana, os poemas escritos durante seu exílio se tornaram orações, sendo recitadas pelos em todo o mundo durante celebrações tradicionais da religião.
— Ahmadou Bamba foi importante para o país quando a colonização francesa tentava impor o cristianismo a eles. É um dia de celebração desses poemas para todos os senegaleses pelo mundo. Ao longo do dia, o foco é nas escritas — explica um dos coordenadores do evento e professor do Instituto de Humanidade, Ciências, Educação e Criatividade da Universidade de Passo Fundo (UPF), Frederico Santos.
A programação segue até as 20h deste sábado (18), no auditório do prédio B6 da UPF. Confira:
- 12h - oração
- 12h45min - almoço
- 14h - apresentação dos projetos realizados pelas comunidades senegalesas
- 15h - canções da Khassida
- 16h - oração da tarde
- 16h30min - canções da Khassida
- 18h30min - oração de fim de tarde
- 18h40min - Zikre La (Bayefall)
- 19h30min - encerramento da jornada
- 20h - jantar