Durante dois dias, profissionais da saúde e representantes da comunidade se reuniram em torno da discussão sobre a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) de Passo Fundo, no norte do Estado, durante a 14ª Conferência Municipal de Saúde. Promovida pelo Conselho Municipal de Saúde, o evento vota propostas e decide representantes que irão à reunião estadual, em Porto Alegre (RS).
Entre a programação da sexta-feira (24) e do sábado (25), houve palestra com o conselheiro nacional de saúde Fernando Zasso Pigatto e com o presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES-RS), Cláudio Augustin. Também foram discutidos temas como o fortalecimento do SUS e e movimento social para salvar vidas.
O evento ocorreu no Centro da cidade, no campus II da Universidade de Passo Fundo (UPF). De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Leonilde Zamuner, a avaliação foi positiva quanto à participação dos passo-fundenses:
— Entre todas as conferências que organizei, desde 2014, foi a melhor em termos de participação da comunidade. Conseguimos muitas propostas boas e com ótimos conteúdos. Também foi excelente o número de pessoas que conseguimos reunir.
Agora, as propostas serão encaminhadas e apresentadas pelo Conselho Municipal de Saúde ao município para serem levadas aos eventos estadual e federal. Esses relatórios com conteúdo voltados à ampliação de políticas públicas e serviços serão defendidos por 24 delegados, entre usuários do sistema e profissionais da área, escolhidos em votação neste sábado. A 9ª Conferência Estadual de Saúde está marcada para os dias 15, 16 e 17 de maio, em Porto Alegre.