Por Nadja Hartmann, jornalista
O Índice Legisla é uma ferramenta que avalia o desempenho dos deputados federais no Brasil, com o objetivo de proporcionar transparência e orientar melhorias nos mandatos, além de reconhecer boas práticas de gestão legislativa. Elaborada pela Legisla Brasil, uma organização social suprapartidária, a pesquisa se baseia 100% nos dados da própria Câmara dos Deputados e do Portal de Transparência, a partir de quatro eixos: Produção Legislativa; Fiscalização; Mobilização e Alinhamento Partidário. Os últimos resultados, divulgados em outubro, revelam um desempenho geral no mínimo frustrante dos parlamentares. Dos 513 deputados, apenas 40 receberam a avaliação máxima pelo trabalho. Em uma escala de 0 a 10, a média nacional foi de 3,6 e da bancada gaúcha, 3,8, notas que reprovariam qualquer aluno na escola... Entre os parlamentares gaúchos, os deputados que ganharam destaque, com cinco estrelas, foram Fernanda Melchiona (Psol), Marcel Van Hatten (Novo) e Maurício Marcon (Podemos).
Alinhamento Partidário
Entre os quatro parlamentares que representam a região norte do RS, a deputada que alcançou a média mais alta foi Reginete Bispo, do PT, com um índice geral de 5,2 nos quatro eixos avaliados. Em segundo lugar, ficou o deputado Giovani Cherini, do PL, com uma média de 4,4. Após vem o deputado Luciano Azevedo (PSD), que obteve uma média de 3,3, seguido de Márcio Biolchi (MDB), com 3,0. O melhor desempenho dos quatro parlamentares foi no eixo Alinhamento Partidário, que verifica a posição do parlamentar em relação à votação da maioria de seu partido. Neste quesito, a deputada de Marau ficou com 10,0. Já os deputados de Passo Fundo, Luciano Azevedo, e de Carazinho, Márcio Biolchi, ficaram ambos com 8,0 e o deputado de Soledade, Giovani Cherini, ficou com 6,0. Todos ficaram acima da média da bancada gaúcha, que foi de apenas 5,0.
Fiscalização
Porém, o eixo que derrubou a média dos quatro parlamentares foi o de Fiscalização, que mede o esforço e efetividade da fiscalização que os deputados realizam em relação ao Executivo Federal, o que aliás, é uma das principais atribuições do legislativo. Neste aspecto, o parlamentar com pior colocação foi Luciano Azevedo, que ficou com média zero, mas os demais ficaram longe de um desempenho satisfatório. A deputada do PT alcançou 0,8 e os deputados Márcio Biolchi e Giovani Cherini, ficaram ambos com 1,3. Já em outro quesito importante, a Produção Legislativa, a melhor colocação ficou com o deputado do PL, com 5,6. No eixo que avalia a capacidade de mobilização, ou seja, a habilidade dos parlamentares em se conectar e colaborar com outros agentes políticos e da sociedade civil, o melhor resultado foi da deputada Reginete, com 6,0. A pontuação final dos parlamentares é obtida pela média em todos os indicadores. Confira abaixo o desempenho de cada deputado da região nos quatro eixos avaliados pela pesquisa.
Visita adiada
E o vice-presidente Geraldo Alckmin acabou cancelando a sua vinda para Passo Fundo marcada para esta segunda-feira (13), quando participaria da inauguração do Campus da Escola do Agro da Atitus. A vinda dele deve acontecer em março, durante a Expodireto Cotrijal. Esta seria a segunda vez neste ano que o vice-presidente viria a Passo Fundo, e a notícia do reagendamento para março, indica que mais uma vez a Expodireto Cotrijal provavelmente não contará com o prestígio de um presidente da República, o que é lamentável...
Inauguração
A Câmara de Vereadores de Passo Fundo inaugura hoje oficialmente a Escola do Legislativo, projeto “menina dos olhos” não só do autor da proposta e atual coordenador, vereador Michel Oliveira (PSB), mas também do atual presidente do Legislativo, Alberi Grando (MDB), que deve deixar a iniciativa como um dos legados da sua gestão, além do polêmico ambulatório, é claro... Aprovada em outubro do ano passado, a Escola já vinha promovendo ações junto a alunos do município, porém, a partir de hoje, ela ganha endereço fixo, dividindo espaço com a TV Câmara.
Nome cotado
E a região pode perder uma representante na Assembleia Legislativa. A deputada Nadine Anflor (PSDB), natural de Getúlio Vargas, está sendo cotada pelo partido para ser lançada à prefeitura de Porto Alegre. Nadine assumiu recentemente a presidência do PSDB Mulher no Estado e o seu nome vem sendo trabalhado pelo próprio governador Eduardo Leite para concorrer à majoritária na capital, como uma terceira via. Hoje, o PSDB faz parte do governo Sebastião Mello (MDB) na prefeitura de Porto Alegre.
Entre em contato com a colunista pelo e-mail: nhartmann@upf.br