É base ou não é?
Conforme adiantado por esta coluna, o PP é o mais novo partido da base do governo Pedro Almeida, acrescentando mais duas letras à sopa de letrinhas que já contava com PSD, PSB, MDB, PTB, Republicanos, União Brasil, Solidariedade, Cidadania e Podemos. Na teoria, o partido já estava no governo, através do secretário Josué Longo, que ocupa a pasta estratégica de Transparência e Relações Institucionais. Porém, agora o que era de fato, passa a ser de direito, o que significa ampliação de espaços no governo, ou seja, mais cargos... O que não ficou muito claro na nota divulgada pela Executiva é como vai ser o comportamento do PP na Câmara de Vereadores, já que o vereador Rufa Soldá nunca escondeu a sua contrariedade com a ideia do partido ingressar na base do governo, ameaçando, inclusive de desfiliação...
Matemática
...Apesar que se Rufa decidir permanecer na oposição, não vai ser o primeiro vereador “desgarrado”, já que existe o precedente do Republicanos, que ao mesmo tempo está na base e ocupa a liderança da oposição com o vereador Rodinei Candeia. A pergunta que não quer calar é como os partidos que mantém uma fidelidade “canina” ao governo na Câmara continuam aceitando dividir apenas o bônus, ou seja, cargos e não o ônus que é defender a administração incondicionalmente, mesmo com o desgaste que isso muitas vezes possa representar. Isso só prova o quanto o “2 + 2” não pode ser aplicado na política... Por falar em oposição, após o “auto- afastamento” do vereador Sargento Trindade da vice-liderança do grupo, quem assume o seu lugar é o vereador Ernesto dos Santos (PDT).
Dinâmica
A dinâmica da política definitivamente não permite certezas absolutas. O ano pré-eleitoral e o fantasma do quociente partidário, que assombra os partidos com menor representatividade, estão movimentando os bastidores políticos em Passo Fundo. A palavra de ordem nos partidos é filiar novas – ou velhas - lideranças visando as eleições de 2024, que, aliás, devido a criação das federações serão marcadas por um número bem menor de candidatos. E é claro que aqueles políticos que já possuem mandato são os mais assediados. O PDT, por exemplo, que hoje possui a maior bancada na Câmara, com quatro vereadores, é um dos mais visados. Outro que pode sofrer baixas é o Solidariedade. Há boatos de que o vereador Indiomar dos Santos pode ceder ao assédio do PL. Especulações que podem se confirmar ou não na aguardada janela partidária de 2024.
Moções
E apesar de todos os problemas prementes da população, apesar do impasse envolvendo os professores municipais que paralisam as aulas nesta terça-feira, apesar do primeiro trimestre de 2023 ter sido o mais violento da última década em Passo Fundo, com 12 pessoas assassinadas só em março, apesar de tudo isso, muitos vereadores teimam em nacionalizar o debate... Após ter sido aprovada na última sessão uma Moção de Apoio à CPI do MST na Câmara dos Deputados, nesta segunda, os vereadores irão apreciar uma Moção de Apoio ao pedido de impeachment ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva feito pelo deputado federal Bibo Nunes (PL).
Destaques
Duas iniciativas importantes da região no setor do agronegócio foram destaque no South Summit, que se encerrou na sexta-feira (31) em Porto Alegre. A Arena Agrodigital da Expodireto Cotrijal foi apresentada no palco RS Innovation, espaço exclusivo para abordar as novidades e os ecossistemas que se desenvolvem em solo gaúcho. Já o TecnoAgro foi um dos projetos apresentados no mesmo palco pelo UPF Parque. O Parque Tecnológico do Agronegócio e Agronergia (TecnoAgro) também foi apresentado ao secretário da Agricultura, Giovani Feltes. Participaram da reunião na sexta-feira no gabinete do secretário, a reitora da UPF, Bernadete Dalmolin, os diretores Evandro Martins e Fernando Pilotto, o secretário de Agricultura de Passo Fundo, Cristiam Thans, o vereador Rodinei Candeia e ainda o diretor adjunto do Seapi, Clair Kuhn.