Biodiesel
A luta pelo biodiesel está em alta! A bandeira, há muito tempo defendida pelo empresário passo-fundense Erasmo Batistella, caiu finalmente “nas graças dos políticos” e começa a tomar proporção cada vez maior. Além da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel da Câmara dos Deputados, a qual faz parte o deputado Luciano Azevedo, a Assembleia Legislativa instalou essa semana a Frente Parlamentar em Defesa dos Biocombustíveis, que teve a adesão de 42 parlamentares. Já era tempo dos políticos abraçarem a luta do setor, de aumentar o teor de biodiesel no diesel de 10% para até 15%. A decisão pode sair em reunião do Conselho Nacional de Política Energética – CNPE – marcada para essa sexta-feira (17).
Em tempo: além de integrar a Frente Parlamentar do Biodiesel, o deputado Luciano Azevedo passa a integrar também, como membro titular, a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados.
PCdoB
O ex-deputado Juliano Roso (PCdoB) anunciou, que após quatro anos, está deixando a presidência do Comitê Estadual do partido. Como justificativa, alegou a necessidade de se dedicar a “tarefas profissionais privadas e iniciativas políticas em Passo Fundo”, o que, segundo ele, não envolve as eleições do ano que vem. Vice-prefeito de Passo Fundo durante o primeiro mandato de Luciano Azevedo, se elegeu deputado estadual em 2014. No ano passado, concorreu novamente à Assembleia e fez 13.459 votos. Atualmente é um dos nomes à frente do Instituto Democracia e Cidadania (IDC) de Passo Fundo.
Carta Municipalista
Durante a Expodireto Cotrijal, prefeitos e lideranças do agronegócio redigiram a “Carta Municipalista” reivindicando a aprovação de uma legislação que permita a reserva de água em APPs. O documento ainda solicita a agilização e descentralização de outorgas para uso de água em irrigação, além da liberação de recursos do Plano Safra com juros compatíveis para investimento em irrigação. A Carta elaborada durante o 2º Fórum Estadual dos Gestores Municipais do Agro será encaminhada aos governos federal, estadual, Assembleia Legislativa e Congresso Nacional.
Selo
Ao lado do governador Eduardo Leite, o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos Mateus Wesp lançou ontem o selo Em Frente Mulher. Criado em parceria com o Comitê EmFrente, Mulher, o Selo passa a conferir uma certificação de Responsabilidade Social a empresas privadas que adotem posturas em favor da valorização da mulher e do enfrentamento desse tipo de violência. Segundo o secretário, “esse selo que fomenta a equidade de gênero e o enfrentamento da violência contra a mulher, é base fundamental para as políticas públicas que dão suporte e ajudam na prevenção da violência contra a mulher”.
Terceirização
Uma denúncia que vem sendo apresentada reiteradamente pela vereadora Regina Costa (PDT), - e que até mesmo os vereadores da base do governo têm dificuldades de explicar,- é o atraso no pagamento dos funcionários terceirizados que exercem atividades na Prefeitura. Segundo a vereadora, além da empresa atrasar os salários, também não vem recolhendo o FGTS dos funcionários. O vereador Pedro Lill, da Situação, admitiu que “a empresa se atrapalhou”, mas esclareceu que a Prefeitura está em dia com os pagamentos, e que, inclusive, já emitiu uma notificação dando prazo até junho para que o FGTS seja colocado em dia, caso contrário, segundo ele, o contrato pode ser rescindido. A vereadora lembrou que mesmo se tratando de terceirização, a Prefeitura é co-responsável pela situação enfrentada pelos trabalhadores.
Inspiração
Não é sempre que a música consegue inspirar os, quase sempre, engessados discursos políticos. Porém, se tratando de um político que é músico, como o prefeito Pedro Almeida, isso fica fácil. Foi o que aconteceu nessa quinta-feira (16) durante a inauguração da Escola Pública Yamandu Costa, quando as palavras “sonhos” e “transformação” foram a tônica do discurso do prefeito, que fez questão de agradecer o empenho das equipes da secretaria de Planejamento e secretaria da Educação, comandada pelo secretário Adriano Teixeira, para que o projeto acontecesse, e como disse Teixeira, “essa é a primeira escola de muitas com a mesma proposta”...