A chuva intensa que atinge o Rio Grande do Sul provocou alagamentos em Panambi, na Região Noroeste, durante a madrugada deste sábado (7). Com dificuldade de vazão, a água subiu em pelo menos seis ruas da cidade, mas ninguém precisou sair de casa.
De acordo com a Defesa Civil do município, alguns medidores chegaram a marcar mais de 160 milímetros de chuva até as 17h. As autoridades também monitoram o nível do Rio Fiuza, que subiu em alguns pontos e ultrapassou o leito.
Apesar do rio ter transbordado, segundo o coordenador da Defesa Civil de Panambi, Adair de Lima Rodrigues, não há residências no entorno, apenas terrenos de áreas de lazer.
Diferentes bairros afetados
O grande volume de chuva registrado nas primeiras horas deste fim de semana alagou ruas dos bairros Erica e Pavão, que são locais mais baixos de Panambi e acabaram acumulando a água que caiu em diferentes pontos da cidade. A chuva também fez com que dois muros caíssem.
Uma das ocorrências foi na rua Bento Gonçalves, no bairro Vila Nova, onde a estrutura de sustentação de uma casa cedeu. Os moradores foram orientados a ir para residência de parentes, mas preferiram ficar no local. Uma avaliação inicial da Defesa Civil não detectou risco de mais desabamentos.
O outro caso foi no entroncamento das avenidas Adolfo Kepler Júnior e Presidente Kennedy, na região do bairro Arcor-Íris. O muro não conseguiu conter a terra que acabou caindo sobre a calçada. Ninguém ficou ferido.
Também há registro de estragos no município de Salto do Jacuí. Na madrugada de sábado (7), três casas foram destelhadas na comunidade de Rincão do Ivaí. Segundo a Defesa Civil, não há registro de feridos, desabrigados ou desalojados.