Quem olhou para o céu do Rio Grande do Sul nas noites de sábado (19) e domingo (20), conseguiu observar um espetáculo astronômico. Imagens do Observatório Astronômico Araucária, localizado em Passo Fundo, no norte gaúcho, mostram a chuva de quase 70 meteoros Oriônidas.
Conforme o observador amador Vitor José, responsável pelo observatório, a a chuva de meteoros Oriônidas, conhecida por sua atividade moderada, é formada por fragmentos deixados pelo cometa 1P/Halley, cuja última passagem pela Terra ocorreu em 1986.
Anualmente, a chuva de meteoros acontece entre 4 de outubro e 14 de novembro. O pico da atividade segue até esta terça (22), quando a taxa horária zenital pode chegar a 23 meteoros por hora. Durante esse período, a Terra atravessa a trilha de detritos do cometa, dando origem ao fenômeno.
O Observatório Araucária, que integra a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON) e a Global Meteor Network (GMN), utilizou suas câmeras apontadas para a região leste do Estado, capturando imagens dos meteoros, que são conhecidos por sua alta velocidade.
Apesar da interferência lunar, os registros mostraram várias trilhas luminosas que cortaram o céu, típicas dos meteoros oriundos da constelação de Orion.
— Mesmo com a Lua interferindo na observação, conseguimos captar um número expressivo de meteoros, alguns com trilhas persistentes e brilho intenso — disse o observador.
Veja em vídeo
Para quem deseja acompanhar a chuva de meteoros em tempo real, o Observatório Astronômico Araucária transmite ao vivo, todas as noites, imagens de suas câmeras no YouTube.