A chegada da primavera deve trazer uma nova onda de oscilação de temperatura e afastar a chuva em Passo Fundo, no norte do Estado. A estação começa neste domingo (22) às 9h44min e segue até 21 de dezembro, quando dá espaço para o verão.
Conforme análise do meteorologista da Climatempo, Guilherme Borges, a tendência é de que os próximos quatro meses tenham onda de calor, com temperatura acima da média:
— Teremos momentos de oscilação de temperatura cada vez mais evidentes. Porém, as frentes frias não deixarão de percorrer essa região do RS durante a estação, fazendo com que, no fim das contas, a temperatura média dos meses não suba mais que 1ºC de média.
Quanto as chuvas, o cenário será diferente do presenciado no ano anterior, quando Passo Fundo enfrentou uma estação com precipitações acima da média. Nesta estação, a previsão é que os acumulados fiquem cerca de 25mm abaixo do esperado.
— Agora temos o Oceano Pacífico mais frio que o ano passado, que estava quente e potencializava a chuva. O cenário atual deixa o tempo mais seco e não favorece a formação de instabilidades, com previsão de anomalia de 25mm abaixo da média — analisa o meteorologista.
Previsão de médias na primavera
- Outubro: temperatura média de 24ºC, chuva média de 239,4mm
- Novembro: temperatura média de 26,8ºC, chuva média de 160,1mm
- Dezembro: temperatura média de 28,4ºC, chuva média de 162,2 mm
Fumaça deve permanecer no Estado até outubro
Ainda conforme o meteorologista, o céu de Passo Fundo deve continuar recebendo a fumaça que viaja das queimadas no centro do país. A previsão é de que o cenário só volte ao normal no mês de outubro:
— A tendência é que a segunda quinzena de outubro traga chuva de forma mais efetiva no Centro, o que fará com que as queimadas deem uma atenuada. Até lá, vamos seguir com fumaça mais presente no Estado.