No fim da manhã desta sexta-feira (16), cinco cães foram resgatados em situação de maus-tratos em Marau, município do norte gaúcho. O flagrante foi feito após a denúncia de um morador para a Brigada Militar (BM) e um homem acabou preso.
Os animais estavam trancados em uma residência no bairro Borges de Medeiros. Conforme a BM, os cães estão extremamente magros, em situação de inanição, e no espaço em que foram deixados havia acúmulo de fezes. Para realizar o resgate, os policiais precisaram quebrar um cadeado.
Quem também atendeu à ocorrência foi a médica veterinária Carolina Geraldi, que trabalha no programa Marau Cuida Pet. Segundo ela, dos cinco cães, três apresentam extrema desnutrição.
Ainda conforme a veterinária, o proprietário compareceu ao local e informou que não residia mais na casa, mas que ia até o endereço alimentar os animais diariamente desde que se mudou. A profissional aponta que os animais deram indícios que não comiam há tempo:
— A fome exagerada e o estado caquético mostra que eles não se alimentavam há vários dias — apontou Carolina.
Diante dos fatos, o homem foi detido pela BM e levado ao presídio. Os animais foram encaminhados para tratamento veterinário e permanecerão com fiéis — responsáveis pela guarda — depositários até que possam ser adotados.