A bilhetagem eletrônica começou a operar neste sábado (3) nos ônibus de Passo Fundo. Agora, a população que já possui o cartão pode utilizar para o transporte urbano. Basta aproximá-lo do leitor digital para pagar a passagem.
Ainda assim, é possível utilizar os ônibus mesmo não tendo feito o cadastro ou sem ter o cartão. Pagamentos com a ficha vermelha e em dinheiro continuam sendo aceitos. A gratuidade está garantida para idosos e Pessoas com Deficiências (PcD).
O começo da operação vem após um mês de julho dedicado ao cadastro dos usuários com benefícios, como idosos, pessoas com deficiência (PCD) e estudantes, além de trabalhadores que recebem vale-transporte. Desde 22 de julho, o cadastro também está liberado ao público geral.
Com a mudança, a adaptação começa a acontecer entre os passageiros. É o caso de Maristela Rodrigues, 41 anos, que estreou o cartão neste sábado. Ela recebe o vale por meio da empresa:
— Acho que assim facilita, né? Não precisa se preocupar com comprar as fichas ou andar com dinheiro. É uma evolução.
Os idosos são o público que mais procurou se cadastrar até agora. Dentre eles está Antônio João Rech, 66. Ele conta que fez o cartão ainda na semana passada e também concorda com a facilidade do serviço.
— O melhor é não ter que andar mais com o documento, não corre o risco de perder ou de esquecer, é uma coisa a menos pra se preocupar — disse.
Recarga
A recarga do cartão está disponível de duas formas:
- Empresas: pelo site da Coleurb, na aba Comprar Créditos: os créditos estarão disponíveis em até 72 horas após a confirmação do pagamento (possível em TED e boleto Pix) e serão recarregados assim que houver a aproximação do cartão na leitora do ônibus.
- Cartão comum: nos pontos de venda da Coleurb, com pagamento em Pix, dinheiro ou cartão de débito (Visa, Master, Elo e Cabal). Nesse caso, as recargas são imediatas.
Mais informações
Em caso de dúvidas, os usuários podem ligar ou enviar mensagens via WhatsApp para a Coleurb pelo número (54) 3311-1322.