Na noite de sexta-feira (14), às 19h12min, moradores de Passo Fundo, no norte do RS, e de Santa Maria, na Região Central, puderam testemunhar a passagem de um meteoro que cortou o céu por mais de 6 segundos. As câmeras da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), posicionadas nas estações de monitoramento das duas cidades, capturaram as imagens do fenômeno.
Os dados, coletados pelos observatórios Araucária e Bate-Papo Astronômico, revelam que o meteoroide entrou na atmosfera terrestre em um ângulo de aproximadamente 37 graus, com uma velocidade de cerca de 46 mil km/h.
O fenômeno começou acima do município de Boa Vista do Incra a uma altitude de 81 km e se estendeu até desaparecer a cerca de 37 km de altitude sobre o município de Ibirama.
Este meteoro foi classificado como esporádico, o que significa que não está associado a nenhuma chuva de meteoros conhecida, tornando o evento ainda mais singular.
Há um mês, um meteoro do tipo fireball cruzou o céu de Passo Fundo, na Região Norte e também foi registrado pelo Observatório Astronômico Araucária.