A campanha Transforme seu Leão em Leãozinho foi lançada na manhã desta quinta-feira (13) na Câmara de Vereadores de Passo Fundo. A mobilização permite que contribuintes repassem parte do Imposto de Renda para 17 organizações de apoio a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social da cidade.
Em Passo Fundo, é possível destinar parcelas anuais de 1% a 6% do imposto devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Fumdica), gerido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). Em 2023 foram mais de R$ 1,1 milhão arrecadados somente com valores de pessoas físicas.
Neste ano, o movimento espera ampliar a campanha com ajuda de materiais de divulgação para as redes sociais a fim de ampliar o alcance e adesão da comunidade. A produção de vídeos e artes para as plataformas digitais, desenvolvida pelos profissionais de comunicação da Câmara de Vereadores, foi entregue às entidades ligadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).
As ações estratégicas da campanha incluem a divulgação nas redes sociais como Instagram, Facebook e WhatsApp, através da mobilização com colaboradores, famílias, imprensa e jovens.
— É um trabalho para ampliar a dedução do imposto de renda. Pelo menos R$ 20 milhões poderiam ser deixados nos fundos, mas cerca de 10% é arrecadado. Como é uma opção do contribuinte aderir à campanha, estamos fortalecendo a divulgação com materiais de publicidade para as entidades. É um valor que fica no município e investido em entidades locais — disse o presidente da mesa diretora, Saul Spinelli (PSB).
Segundo o presidente do Comdica, Carlos Alberto de Oliveira, os materiais de divulgação potencializam também a prestação de contas das entidades, uma vez que as pessoas conseguem visualizar onde está sendo investido o dinheiro destinado.
— Antes tínhamos uma revista, hoje nos foi possibilitado materiais digitais, que vão ampliar a divulgação dos trabalhos de cada entidade. O valor destinado não sai do bolso do contribuinte: é um dinheiro que as pessoas teriam que pagar para o governo e, assim, acaba indo para Brasília. Com a destinação, o contribuinte deixa parte do valor para as instituições da cidade — esclarece.
Como e quem pode fazer a doação
As doações podem ser realizadas pela guia de doação para pagamento no momento da emissão ou por meio de depósito identificado. A destinação não dá prejuízo ao contribuinte, uma vez que o recurso é calculado com base no valor de imposto devido e não do imposto a pagar. Na prática, aumenta o valor de quem tem para restituir e diminui de quem precisa pagar.
A destinação acompanha o prazo da declaração do imposto de renda, que termina em 30 de agosto. Para doar por meio da guia, basta emitir o documento e informar a data para pagamento, o valor que deseja destinar e efetivar o pagamento. Outra opção é realizar o depósito por meio das contas do Fumdica:
- Banrisul – Agência: 0310 C/C: 04.130.0270-4
- Banco do Brasil – Agência: 00922 C/C: 32.781-6
- Caixa Econômica Federal – Agência: 28355 C/C 00600000988-6
Podem doar pessoas físicas e jurídicas. Saiba a diferença:
- Pessoas jurídicas: valores do lucro real podem ser integralmente deduzidos na declaração do IR os valores destinados ao Fumdica até o limite de 1% do imposto devido
- Pessoas físicas: devem apresentar declaração pelo modelo completo, o que possibilita destinar até 6% do imposto devido