A quinta-feira (16) é de trabalho intenso na Central de Doações de Passo Fundo, localizada na área da antiga Manitowoc, às margens da RS-324. Somente nesta manhã, 11 caminhões com toneladas de suprimentos esperavam para serem descarregados com donativos aos municípios prejudicados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Conforme o coordenador municipal da Defesa Civil de Passo Fundo, Fernando Bicca, há necessidade de voluntários no local. Os interessados podem se apresentar no pavilhão de recebimento das doações, no bairro Valinhos.
— Quanto mais pessoas auxiliando, mais rápido será o trabalho de triagem e mais caminhões conseguiremos enviar para as cidades afetadas — disse.
As cargas que saem do local são divididas em três kits: alimentação, higiene e limpeza. Todos são organizados e separados pelas equipes de voluntários do local.
— A maioria das doações chegam de produtos no atacado, como cargas de arroz e massa. Vamos separando, colocando em embalagens, cestas, para as famílias, a fim de que, quando chegarem no destino final, a administração municipal não tenha que fazer essa separação — disse Bicca.
Na quarta-feira (15) saíram 16 caminhões com suprimentos de Passo Fundo. A unidade opera das 8h às 18h.
Itens mais urgentes em 16 de maio
No momento, são necessários alimentos, produtos de higiene e limpeza. Roupas não são estão na lista de urgência no momento, esclareceu Bicca. Saiba o que doar:
Alimentos
- Todos os tipos de alimentos não perecíveis, com destaque para as comidas instantâneas, de rápido preparo.
Higiene
- Fraldas de qualquer tamanho (infantis ou geriátricas)
- Absorventes
- Escovas de dente
- Pastas de dente
- Desodorantes
- Shampoo
- Pomada para assadura
Limpeza
- Alvejantes
- Água sanitária
- Sabão em pó
Outro ponto de coleta na cidade é o CTG Lalau Miranda, que fica na Rua Uruguai, nº 11, na Vila Annes, e opera das 8h às 17h. O local é destinado a doações de menor quantidade. As doações reunidas ali são encaminhadas para a central, na área da antiga Manitowoc.