Voluntárias de Frederico Westphalen, no norte do RS, se uniram para produzir cucas, pães, bolachas caseiras e grostolis (biscoitos também conhecidos como cueca virada) para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Os alimentos foram encaminhados nesta quarta-feira (15) para o município de Arroio do Meio, um dos mais prejudicados pela chuva.
A produção começou na sexta-feira (10) e se estendeu durante o fim de semana na padaria municipal, de onde saíram centenas de produtos. Foram eles:
- 700 cucas
- 500 pães
- 6 mil bolachas caseiras
- 3 mil grostolis (cuecas viradas)
Participaram diretamente 15 voluntárias, mas a iniciativa se espalhou e mobilizou centena de pessoas: empresários, entidades culturais e grupos de cidadãos trabalharam na fabricação dos alimentos em diferentes pontos da cidade.
Todos os ingredientes foram doados pela comunidade. O trabalho foi organizado pela prefeitura, através do gabinete da primeira dama, Sirlei Panosso.
— A produção só foi possível porque a comunidade atendeu ao chamado que fizemos pedindo as doações e também se voluntariando para ajudar na produção. Recebemos mais de 1,1 mil ovos, 500 quilos de farinha e 100kg de açúcar, além de manteiga, margarina, fermento e outros ingredientes que usamos para fazer as receitas — afirmou Sirlei.
Os alimentos foram embalados em kits contendo um pão, uma cuca, um pacote de bolachas e um pacote de grostolis (cuecas viradas) para cada família abrigada. O caminhão foi carregado na noite de terça-feira (14) e nesta quarta (15) saiu rumo ao município de Arroio do Meio, no Vale do Taquari.
Essa já foi a segunda remessa de pães, cucas e bolachas entregue para Arroio do Meio. A primeira foi enviada no começo dessa semana, também por Frederico Westphalen. Agora, a mobilização para produção de mais alimentos continua. Saiba como você também pode ajudar na plataforma de cadastro de voluntários do município clicando aqui.